Amanda Morais é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
07-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

Na Raízen, maior grupo bioenergético do mundo, com 35 unidades produtoras, a área de comunicação corporativa é coordenada por uma mulher – Amanda Morais. Casada, mãe do pequeno Pedro e apaixonada pela profissão. Formada em publicidade e propaganda pela Universidade Positivo, de Curitiba, PR, a profissional atua na empresa desde seus primórdios, antes mesmo da Joint Venture (JV) entre Shell e Cosan que resultou na fundação da gigante da bioenergia.

“Em 2008, entrei na Esso, companhia que um ano depois foi adquirida pela Cosan. Nessa época, eu trabalhava em Curitiba, mas tive que me mudar para Piracicaba, no interior paulista. Era praticamente meu primeiro emprego e eu já estava vivendo na pele uma aquisição de empresa e mudança de estado”, conta.

Em 2011, novos desafios surgiram na trajetória da profissional, que pôde acompanhar de perto o “nascimento” e o crescimento da Raízen. “Ao longo de todos estes anos, tive a oportunidade de participar de diversos projetos incríveis, de ver a evolução do time de comunicação como uma área extremamente estratégica e respeitada, de liderar campanhas de alta complexidade e importância e de ver de perto a integração dos ativos da Biosev. Esse último, inclusive, me trouxe um reconhecimento importante no setor bioenergético como destaque dos profissionais com melhor performance”, destaca.

Atualmente, Amanda lidera toda a área de comunicação corporativa da Raízen relacionada aos parques de bioenergia, incluindo as plantas de Etanol de Segunda Geração (E2G) e biogás. Seu time possui cinco colaboradores – em sua maioria, mulheres – que diariamente são responsáveis pela comunicação 360° do universo agro do Grupo, que engloba comunicação interna, estratégia de redes sociais e relacionamento com a imprensa. “Nosso grande objetivo como área é fortalecer a marca corporativa bem como posicionar a Raízen junto aos stakeholders como promotor da narrativa integrada, viabilizador de negócios e alavanca estratégica de advocacy.