Ana Malvestio é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
24-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontece em 30 de março, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto.  A parte presencial está com as 500 vagas esgotadas, mas o Encontro pode ser acompanhado em tempo real pelo Youtube da CanaOnline – https://www.youtube.com/watch?v=IKHDjurIQwQ

* Ana Malvestio

Era o começo dos anos 90 e como uma estudante de Direito, buscava um emprego que viabilizasse eu iniciar a aplicação prática das disciplinas que se tornavam mais e mais apaixonantes para mim. Após identificar uma oportunidade de trabalhar em consultoria tributária, qual não foi minha surpresa ao descobrir que as mulheres naquele escritório daquela grande empresa em que eu participava do processo seletivo, tinham mulheres apenas em posições de recepcionista, telefonista, secretária e serviços administrativos.

Aceitei o emprego de secretária, pois além de amar um desafio, sempre acreditei que as coisas não são imutáveis e podemos fazer diferente. Logo de início me deparei com um ambiente jovem, motivador e dinâmico, mas extremante masculino, ao ponto de que havia apenas um banheiro feminino. As conversas sempre regadas de muito entusiasmo não raras vezes acabavam com comentários apresentados como piadas de que “mulher deveria esquentar a barriga no fogão e esfriar no tanque” e outros ditos em tons mais sérios, apresentados por homens ditos “cuidadores” que as mulheres não deveriam trabalhar em consultoria, uma vez que “iriam casar e ter filhos”.