Anny Satil de Paiva é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
06-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

Após uma década trabalhando no setor cervejeiro, Anny Esther Satil de Paiva assumiu a coordenação da área de logística outbound (transporte dos produtos até os centros de distribuição e clientes finais) da Jalles, grupo canavieiro detentor de três unidades agroindustriais: Usina Otávio Lage (UOL) e Usina Jalles Machado (UJM), em Goianésia, GO; e Usina Santa Vitória Açúcar e Álcool, em Minas Gerais.

Anny conta que, na época, a Jalles possuía uma estrutura de logística agro bastante eficiente. No entanto, a distribuição dos produtos finais necessitava de ajustes, pois fica a cargo do setor comercial, fato que sobrecarregava a equipe e desviava o foco dos colaboradores do real propósito do departamento: vender. “Foi um desafio considerável. No setor cervejeiro, a logística é relativamente mais simples, uma vez que os produtos são padronizados. No sucroenergético, por outro lado, fazemos a expedição de líquidos, grãos e containers. É um processo bem mais complexo”, conta.

Formada em administração com pós em engenharia de produção e gestão de pessoas, Anny foi contratada como coordenadora de logística em outubro de 2017. Hoje, cinco anos depois, a profissional já ocupa o cargo de gerente de logística e distribuição, tendo sobre sua responsabilidade o centro de distribuição, armazenamento e fábrica de saneantes das duas unidades goianas da Jalles, bem como toda a logística outbound.

Com 273 pessoas trabalhando sob sua tutela, Anny salienta que ela, assim como toda a Jalles, não faz distinção entre a contratação de homens e mulheres. “Comigo, por exemplo, trabalham grandes profissionais do sexo feminino, do operacional a gestão, e a grande maioria delas com resultados extremamente satisfatórios.”