ANP certifica mais 12 usinas para a emissão de CBios; 3 associadas UDOP ganham certificação
08-04-2020

Com a certificação, nesta segunda-feira (6), de mais 12 usinas para a emissão de CBios (Créditos de Descarbonização), o número total de unidades já certificadas pela ANP - Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ultrapassa a casa de 100 unidades, com 102 usinas já certificadas. Agora, as unidades recém certificadas já poderão firmar acordos com o Serpro - Serviço Federal de Processamento de Dados para o registro de notas fiscais referentes aos volumes certificados e começar efetivamente a emitir os seus CBios.

Dentre as 12 certificações anunciada nesta segunda-feira temos 3 associadas UDOP: Bahia Etanol Holding; Pioneiros Bioenergia e Rio Amabai Agroenergia. Além destas unidades o processo de certificação contemplou, também, a primeira unidade produtora de Biometano - GNR Fortaleza. Dentre as usinas que também foram certificadas estão: CRV Industrial; Pedro Afonso; Ipiranga Agroindustrial - Mococa e Descalvado; Alcoolquimica; SJC Bioenergia - São Francisco; Delta Sucroenergia; e Usina Carolo.

Cada CBio equivale a uma tonelada de carbono a menos a ser emitida na atmosfera. Ainda de acordo com o RenovaBio, as distribuidoras de combustível têm uma meta compulsória de aquisição de CBios, determinada a cada ano, levando-se em conta a quantidade de combustíveis fósseis comercializados no ano anterior.

 

Rogério Mian

Fonte: Agência UDOP de Notícias