Apenas em dezembro que a produção de cana no Estado de São Paulo registra elevação em relação à safra anterior
24-12-2015

No acumulado da produção de cana da safra 2015/16, São Paulo é o único estado da região Centro-Sul a registrar moagem menor de cana-de-açúcar em todas as quinzenas do ciclo, desde o início da safra, em abril, até meados de novembro, segundo os dados da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar). Diferente dos demais estados da região, que tiveram crescimento no volume total de cana processada em todos os meses do ano em relação a 2014. 

Fator preponderante para a redução do ritmo de moagem em São Paulo em relação ao ciclo anterior foi o bom regime de chuvas que caiu no estado desde o início da moagem, em comparação com 2014.
Mas na safra passada, quando chegou o mês de novembro, boa parte das usinas paulistas não tinha mais cana para esmagar, encerrando a temporada. Diferente deste ano. Se por um lado as chuvas trouxeram dificuldades para as unidades colherem seus canaviais, também ajudaram a aumentar a produtividade da cana-de-açúcar, aumentando o volume de matéria-prima disponível. Por isso, na segunda quinzena de novembro várias usinas ainda tinham muita cana para esmagar.
A quantidade de cana processada no estado de São Paulo, até a segunda quinzena de novembro, foi quase igual à do ano anterior. Já ao final dos primeiros quinze dias de dezembro, apesar da continuidade das chuvas, o volume de cana processado em São Paulo, no acumulado da safra, apresentou, pela primeira vez no ciclo, uma pequena elevação em relação à safra passada: cerca de 2% (335,72 milhões de toneladas em 2014/15, ante 343,05 milhões em 2015/16).
Ao contrário do ano passado, muitas usinas paulistas entraram o mês de dezembro ainda em safra. Destas, muitas inclusive deverão iniciar 2016 processando cana. Por isso, o estado deverá continuar registrando crescimento significativo na produção canavieira no acumulado da safra até o início do próximo ano, diferente do ciclo passado, quando o acréscimo de cana colhida foi insignificante a partir da segunda quinzena de dezembro.
O volume total de cana processado na safra 2014/15, no acumulado até 1º de abril de 2015, foi de 337,779 milhões de toneladas, de acordo com a Unica.