Aplicador de inseticidas eficiente é aliado importante no controle de Sphenophorus
01-11-2019

Com o kit desenleirador, implemento afasta a palha da linha da soqueira da cana e ajuda a diminuir a infestação de cigarrinha-das-raízes 

O aplicador de inseticidas em soqueiras é um poderoso aliado de usinas e produtores para o controle de pragas da cana-de-açúcar após o período de colheita. Desempenha um papel importante para a redução da infestação do Sphenophorus levis, Migdolus, broca gigante, broca peluda, que tem causado prejuízos significativos em diversos canaviais. Com o kit desenleirador, esse implemento diminui também, de maneira substancial, a população de cigarrinha-das-raízes.

No caso do Sphenophorus, uma das principais preocupações atualmente de usinas e produtores, a utilização de produto adequado, aplicado por equipamento eficiente, tem gerado resultados altamente positivos na redução da infestação. Essa praga chega a causar perdas, em casos mais extremos, que diminuem a produtividade entre 30% e 60%, o que pode antecipar a renovação dos canaviais em alguns cortes – alerta o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas.

Segundo especialistas em controle de pragas, áreas com a presença de Sphenophorus com índices mais baixos de tocos atacados – que não exigem a antecipação da reforma –, conforme levantamento pós-colheita, devem receber o tratamento de soqueira em área total. Para combater a infestação, a DMB disponibiliza o “Aplicador de Inseticidas em Soqueiras (bomba modelo JP)”, que apresenta elevada eficiência operacional.

Entre as características deste modelo da DMB, inclui-se a barra porta ferramentas para a fixação dos conjuntos que fazem a aplicação em três linhas de soqueiras simultaneamente. Cada conjunto possui um disco de corte de 26 polegadas com molas de compressão, que corta a palha e o centro da linha da soqueira.

Fixado logo atrás do disco de corte, o dispositivo com o bico de pulverização é ajustado para fazer a aplicação do produto a uma profundidade de cinco centímetros para o controle do Sphenophorus e a vinte centímetros para o controle do Migdolus.

Possuindo tanque com capacidade para 600 litros de calda e ótima vazão, esse implemento é acoplado diretamente na tomada de potência (TDP) do trator. Em decorrência disto, o modelo JP dispensa o uso de cardã para fixá-lo na tomada, o que proporciona maior segurança aos operadores.

Controle da cigarrinha - A diminuição da população de cigarrinha-das-raízes é outro grande benefício proporcionado pelo “Aplicador de Inseticidas em Soqueiras” da DMB. Para isto, é preciso acoplar ao implemento o  kit desenleirador, que possibilita o afastamento da palha das linhas das soqueiras da cana.

Essa prática tem proporcionado resultados bastante positivos. Uma usina do interior paulista, que faz o desenleiramento em 100% da área de cana soca, conseguiu reduzir a infestação de aproximadamente 11 ninfas de cigarrinhas para 2 ninfas por metro. O manejo da palha por meio do kit desenleirador, acoplado ao aplicador de inseticidas, está sendo adotado também por outras unidades sucroenergéticas do Centro-Sul.

Além de criar condições para uma redução drástica na infestação, o desenleiramento proporciona uma diminuição do número de aplicações e, consequentemente, do volume de inseticida utilizado para controlar a cigarrinha – comenta Auro Pardinho.

Com a queda da infestação, o que causa menos danos à lavoura, há também um aumento da produtividade no canavial – ressalta.

A DMB possui, em seu portfólio, um modelo do aplicador de inseticidas com kit desenleirador para o afastamento da palha da linha da soqueira, que conta também com o kit 70/30. Esse recurso possibilita enterrar 70% da dose do produto e aplicar 30% do volume do inseticida na superfície, na base da cana. Com o kit 70/30, é possível atingir o inseto tanto na forma de ninfa como na fase adulta – observa o gerente de marketing da empresa.