Após sofrer com altos índices de murcha em 2024, Agro Junqueira Franco adota manejo mais agressivo e consegue reduzir pressão da doença
24-09-2025

Foto/divulgação: Vinícius Palacio
Foto/divulgação: Vinícius Palacio

Durante o I Simpósio Nacional da Síndrome da Murcha da Cana-de-Açúcar, o consultor de planejamento Vinícius Palacio irá fornecer detalhes sobre o case de sucesso da empresa

A Síndrome da Murcha da Cana-de-Açúcar (SMC) passou a ser considerada uma preocupação primária para a Agro Junqueira Franco, de Itapagipe/MG, a partir de 2023, quando começou a se manifestar com mais intensidade em algumas variedades de final da safra.

Consultor de planejamento agrícola da empresa, Vinícius Palacio explica que até aquele ano, a SMC era tratada como um problema secundário. No entanto, quando algumas fazendas começaram a registrar 30% de colmos murchos, seu status precisou ser alterado. “Naquele momento, percebemos que era hora de dar mais atenção a essa questão, iniciando um manejo mais sólido a fim de mitigar os danos.”

No entanto, mesmo com essa resposta, a Agro Junqueira Franco viu a situação se agravar drasticamente em 2024 em função de uma seca precoce que favoreceu a disseminação da “doença” para praticamente todos os canaviais da propriedade que seriam colhidas após agosto daquele ano. “Foi um ano bastante complicado. Vimos a ‘murcha’ se manifestar de forma muito mais agressiva, chegando a atingir índices de até 60% em algumas áreas”, relata Palacio, que salienta que a perda de produtividade agrícola média no final da safra entre 7% e 12%.

Diante daquele cenário, a Agro Junqueira Franco passou a adotar um manejo ainda mais agressivo no combate a “doença”, que incluiu análises do comportamento da síndrome sobre cada variedade e sua relação com o solo, clima e épocas de plantio/colheita, sequenciamento de colheita e um manejo que aliou produtos químicos e biológicos em três aplicações, sendo uma na palha e duas foliares.

“Embora caótico, o ano de 2024 foi de grande aprendizado. A decisão de colher as áreas problemáticas e tratá-las logo após a colheita, junto das primeiras chuvas, resultou em uma ‘fantástica’ resposta neste ano. Hoje, nossos índices de infestação estão abaixo das médias regionais, e os danos bastante minimizados. Tudo graças ao aumento da expertise das equipes em relação a síndrome e seus modus operandi.”

No dia 30 de setembro, Vinícius Palacio participará do I Simpósio Nacional da Síndrome da Murcha da Cana-de-Açúcar, um evento inédito que reunirá os principais centros de pesquisa, universidades, empresas de defensivos químicos e biológicos, usinas e produtores de referência em um mesmo espaço de conhecimento e ação estratégica. O encontro será realizado no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto/SP. As inscrições já estão abertas.

Durante o evento, ele fornecerá detalhes sobre o case da Agro Junqueira Franco, além dos resultados de sua pesquisa sobre a resposta de diferentes variedades à SMC. Embora não se conheçam estudos que comprovem cultivares totalmente resistentes, o consultor afirma que alguns fatores levam determinados materiais a sofrer mais com a murcha, como sensibilidade à seca, às rachaduras, ao ataque de outras pragas e deficiências nutricionais.

Não perca. Mais do que um simples encontro, o I Simpósio Nacional da Síndrome da Murcha da Cana-de-Açúcar será um ponto de virada, unindo ciência, prática e mercado para tratar dessa síndrome que, se ignorada, comprometerá toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar nos próximos anos.

As inscrições já estão abertas a preços promocionais (2º lote). Basta acessar: https://www.sympla.com.br/evento/i-simposio-nacional-da-sindrome-da-murcha-da-cana-de-acucar/3083559

Serviço:

I Simpósio Nacional da Síndrome da Murcha da Cana-de-Açúcar

Data: 30 de setembro de 2025

Horário: 08h às 17h

Local: Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC)

Endereço: Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, km 321 Rodovia

Ribeirão Preto/ SP

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/i-simposio-nacional-da-sindrome-da-murcha-da-cana-de-acucar/3083559

Mais informações: https://www.canaex.com.br/i-simp%C3%B3sio-nacional-smc

Realização: CANAEX & CANA CAMP - THE CHAMPIONS

Mais informações: (16) 99181-3350