Após três anos parada, Usina Uruba volta a moer
10-11-2015

Foi dada a largada da safra 2015/16 na usina Coopervales-Uruba, unidade do Grupo João Lyra, em Atalaia, Alagoas. A Uruba estava desativada havia três anos e voltou a atividade nesta safra, graças ao empenho da Cooperativa dos Produtores Rurais do Vale de Satuba (Coopervales).

Desde 2014, quando foi fundada, a Coopervales buscava na Justiça o arrendamento da usina. Com o apoio do Governo do Estado, com o intermédio do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, a cooperativa conseguiu a homologação do contrato com a massa falida do grupo do qual a Uruba fazia parte.
De acordo com o presidente da Coopervales, Túlio Acioly Tenório, inicialmente cerca de 1.500 postos de trabalho diretos serão reabertos. “Quando estiver a todo vapor, a Uruba vai empregar aproximadamente três mil pessoas no campo e na indústria. Isso vai mudar a economia nos municípios do entorno da usina”, disse.
O secretário Álvaro Vasconcelos destacou a importância da união dos 112 produtores que integram a Coopervales na busca pelo seu objetivo em meio à crise do setor sucroenergético. Na avaliação de Vasconcelos, o modelo do cooperativismo pode ser o caminho neste momento de dificuldade vivido pelos produtores de cana de açúcar.

“Todos os desafios desse grupo foram superados pela determinação desses produtores, que não desistiram, persistiram e hoje realizam esse sonho. Acredito que a mentalidade do cooperativismo é a melhor alternativa para a crise que o setor vive hoje”, observou Vasconcelos, que espera que a reabertura da Usina Uruba represente um divisor de águas e vai servir de exemplo para os produtores de outras regiões. A previsão de faturamento na safra 2015/2016 é de R$ 77 milhões.

Veja mais informações na revista CanaOnline.Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo da CanaOnline para tablets esmartphones – www.canaonline.com.br