Aprendizagem para adestrar a máquina
16-07-2015

A participação de empresas de máquinas e implementos tem sido fundamental para o desenvolvimento da agricultura brasileira. Um exemplo é a Jacto, uma das maiores fábricas de pulverizadores agrícolas do mundo, localizada em Pompéia, SP, que criou em 1979, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, em 1982, inaugurou o Colégio Técnico Shunji Nishimura,e em 2005 a Escola Profissionalizante Chieko Nishimura. Só o Colégio técnico já formou mais de mil alunos.Há também a unidade Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) unidade Pompéia-Shunji Nishimura, que oferece o curso de Mecanização em Agricultura de Precisão.

Rafael Arcuri Neto, coordenador de Treinamento da Jacto, conta que além dos cursos realizados em Pompéia, são promovidos diversos treinamentos Brasil afora, em parceria com o Senar, Senai e grandes empresas clientes. São treinamentos técnicos voltados para treinar a equipe de vendas das concessionárias, consultores agrícolas, eletricistas e mecânicos e para o pessoal operacional como aplicadores de defensivos – desde o costal até os operadores dos grandes pulverizadores com agricultura de precisão.

Para facilitar a aprendizagem e aumentar o número de pessoas treinadas, a Jacto também desenvolveu seu simulador para treinamento de operadores de pulverizadores.As supermáquinas dispõem de tecnologia de precisão e muitos recursos que proporcionam aplicação mais eficiente e com menor perda, mas para dominá-la é fundamental capacitar os operadores.

Veja matéria completa na editoria Gestão de Pessoas na nova edição da revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo CanaOnline grátis para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista – www.canaonline.com.br