Aquece movimento por fusões e aquisições no setor sucroenergético
10-02-2017

Dib alerta sobre os riscos na avaliação sobre a saúde das unidades sucroenergéticas disponíveis para venda
Dib alerta sobre os riscos na avaliação sobre a saúde das unidades sucroenergéticas disponíveis para venda

Para ter segurança na realização dos negócios, empresas contratam operações de due diligence

O cenário positivo do setor sucroenergético, principalmente fundamentado pelo mercado de açúcar mais remunerador, aquece os movimentos de aquisição, fusão, ou incorporação de unidades produtoras. Há muitas usinas abertas à negociação, o difícil é saber quais são as boas opções ou os negócios enganosos.

No último grande movimento expansionista do setor, na década passada, a falta de conhecimento sobre a agroindústria canavieira levou vários investidores a realizarem compras equivocadas.

Como são muitos os riscos futuros para o investidor, os mais experientes, antes da concretização do negócio, averiguam a "saúde" da possível aquisição. Para isso, contratam empresas para realizarem a due diligence - um conjunto de atos investigativos nas áreas administrativas, agrícolas, industrial, financeiras e ambiental, que devem ser realizados antes de uma operação empresarial.

Mas em relação ao segmento cana, em muitos casos, mesmo com a realização da due diligence, o negócio pode não ser o que o investidor esperava, resultando em conflitos, demandas judiciais ou até no fechamento da unidade.

Na visão de Dib Nunes Jr, presidente do IDEA, uma das principais consultorias focadas na agroindústria canavieira, e especialista em due diligences, a área agrícola das empresas do segmento sucroenergético é onde se concentram os maiores riscos e os principais problemas de uma due diligence.

Dib observa que, esta avaliação envolve diversificados contingentes de colaboradores e os mais variados recursos de produção. “Sua imprevisibilidade é alta e as situações encontradas são, muitas vezes, as mais criativas e inusitadas. Alguns problemas se repetem, mas muitas tecnologias e procedimentos utilizados são gerados e aplicados quase que exclusivamente em suas próprias condições. Nestas variáveis se encontram muitos diferenciais competitivos e também se escondem os grandes riscos para quem está interessado em adquirir um negócio sucroenergético ou simplesmente investir nele.”

As rotinas de relacionamento com o mundo do agronegócio, sejam fornecedores, parceiros, órgãos públicos e instituições comerciais, são com frequência muito peculiares, seja no âmbito operacional, legal, comercial, financeiro ou estratégico. Muitas vezes a viabilidade da empresa está diretamente ligada a diversos destes fatores. Assim, para saber a real situação de uma usina é fundamental contratar uma empresa especialista no setor para realizar a due diligence.
Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.