Área de nutrição vegetal projeta receita anual de R$ 3,5 bi
27-02-2015

O segmento de nutrição vegetal exerce importante função tecnológica para aumento da produção e produtividade agrícola, verificando-se crescentes índices de utilização do insumo pela agricultura moderna e sustentável, em todo mundo. No Brasil, são 77 empresas de pequeno a grande porte instaladas em 12 estados, que geram aproximadamente 13 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 3,5 bilhões (dados de 2014).
Fundada em 2003, a Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), ganha, a cada ano, força e representatividade de importantes insumos agrícolas relacionados com o desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira. Com sede em São Paulo, a Abisolo é composta por empresas fabricantes de toda a cadeia ligada à nutrição vegetal, como fertilizantes orgânicos, organominerais, minerais, biofertilizantes, condicionadores de solo e substratos para plantas, e tem conquistado vitórias marcantes no lado empresarial. Uma delas é a isenção de ICMS para matérias-primas usadas na produção de fertilizantes orgânicos para o Estado de São Paulo, como também a isenção para subtratos e condicionadores, que antes não eram reconhecidos como insumos agrícolas. Além da aprovação do Código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) para a nutrição vegetal.
A desoneração tributária dos produtos constitui um dos objetivos prioritários da associação. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), o convênio da Embrapa, o Projeto Alíquota Zero Pis/Cofins para os Fertilizantes Micronutrientes (Molibdênio, Níquel, Cobre, Zinco, Manganês, Boro, Ferro e Cloro), o Projeto de Regulamentação dos Biofertilizantes, as Revisões das Instruções Normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Desenvolvimento de Estatísticas Mercadológicas representam avanços do setor.
Para obter essas vitórias, estratégias fundamentais foram implementadas para fortalecer e valorizar a imagem da entidade com o segmento formador de opinião do agronegócio brasileiro. Possui ainda participação ativa nos órgãos como a Câmara Temática de Insumos Agropecuários, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Câmara Setorial de Insumos, da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, o Conselho Nacional de Política Fazendária do Ministério da Fazenda (Confaz), o Conselho Nacional do Ministério do Meio Ambiente (Conama), a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a Política de Desenvolvimento Produtivo, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Receita Federal e o IBGE.
Uma das linhas de atuação da Abisolo é colaborar na elaboração de uma legislação factível com o desenvolvimento do País, garantindo uma agricultura sustentável. Sua missão é representar o setor empresarial no qual atua, defendendo seus interesses, promover sua integração com órgãos governamentais e entidades representativas da indústria e da sociedade, e atuar na difusão de conhecimento, novas tecnologias e marcos regulatórios, contribuindo de maneira efetiva para a sustentabilidade na agricultura.

Nesse sentido, a entidade promove, a cada dois anos, o seu concorrido Fórum, que neste ano está em sua VI edição e acontece simultaneamente com 2ª Exposição Nacional e Internacional da Indústria de tecnologia em Nutrição Vegetal, em Ribeirão Preto/ SP, marcado para os dias 15 e 16 de abril, no Centro de Convenções Pereira Alvim.

Serviço:
VI Fórum e Exposição Abisolo
Local: Centro de Eventos Pereira Alvin – Av. Maurílio Biagi, 1.800 – Ribeirão Preto/SP
Data: 15 e 16 de abril de 2015
Mais informações: www.forumabisolo.com.br

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.