Área de suprimentos requer uma logística redonda
10-07-2015

Gestão profissional em logística de suprimentos garante resultados com segurança para as usinas.

Clivonei Roberto

O funcionamento de uma usina de açúcar, etanol e energia é complexo. Tem uma rotina composta por uma infinidade de processos diferentes. Quando a safra começa, a indústria inicia a moagem da cana que chega da lavoura; as colhedoras precisam operar a todo vapor para não faltar matéria-prima nas moendas e o departamento de suprimentos fica atento com toda a demanda de insumos, para garantir o bom funcionamento de todas as áreas envolvidas no processo.

Estes são apenas alguns exemplos de processos que fazem parte do dia-a-dia da usina, mas que ficam comprometidos ser houver falha em algum ponto da logística de suprimentos. Afinal, se o carregamento com produtos químicos atrasar, a fabricação de açúcar e etanol pode parar. Se não chega “faquinha” para as colhedoras, a colheita pode ser interrompida e vai faltar cana na esteira. Se a peça não chegar, a oficina atrasa suas demandas e se calcário para fertilizar o solo não é entregue na data marcada, o plantio de cana vai ter que ficar para depois.

O funcionamento adequado de todos os departamentos da usina requer uma infinidade de suprimentos, que precisam ser transportados até a usina com pontualidade e segurança. “Uma usina consome vários itens. Desde equipamentos caros, com alta tecnologia, até um equipamento de proteção individual (epi), incluindo ainda produtos críticos, como os químicos, peças encomendadas junto a fornecedores específicos, ou simplesmente uma resma de papel. Se houver erro no sistema logístico ou o transportador não conseguir cumprir com a programação, pode haver tanto atrasos pontuais, como a interrupção do processo da usina, com grande prejuízo”, explica Ricardo Alexandre Otávio, analista de logística do Grupo Jalles Machado.

Veja matéria completa na editoria Logística na nova edição da revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo CanaOnline grátis para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista – www.canaonline.com.br