Área plantada com amendoim é a maior dos últimos 12 anos no Paraná
14-06-2024

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cultivo deve crescer 26% em comparação com a última temporada

Por Paulo Santos — São Paulo

O plantio de amendoim deve ocupar 2,7 mil hectares no Paraná na safra 2023/24. De acordo com estimativas do Departamento de Economia Rural (Deral), a área deverá crescer 26% em relação à temporada anterior, e ainda é a maior dos últimos 12 anos, segundo o departamento.

Os produtores paranaenses deverão colher 8 mil toneladas de amendoim (2% a menos que a safra passada), representando em torno de 1% da produção nacional. De acordo com o Deral, a principal região produtora do amendoim é Paranavaí. O núcleo regional tem participação superior a 77% em área e 81% em produção no Estado.

Edmar Gervásio, analista do Deral explica que, até a década de 1970, o amendoim produzido no Brasil tinha como principal finalidade a produção de óleo refinado de cozinha. Com a chegada da soja, um produto muito mais barato, começou a substituição do amendoim pela soja para extração do óleo, que hoje é a referência.

Com isso, o amendoim começou a se tornar um produto de nicho, mais voltado para a confeitaria e consumo humano em suas mais diversas formas. Nas festas juninas, ele assume um posto de destaque, presente em paçocas, pé-de-moleque, caramelizado, in natura e enriquecendo uma infinidade de sobremesas.

A partir de 2014 começou a se observar movimento de aumento de área plantada no Brasil, em média de 11% ao ano. Na safra atual, devem ser plantados no país 255,4 mil hectares, sendo a segunda maior área desde do início da série histórica levantada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que começou em 1976. Em 2022/23, o país plantou 220,9 mil hectares.

A produção nacional de amendoim deve totalizar 737,8 mil toneladas na safra 2023/24, segundo a Conab, queda de 17,4% em relação à temporada anterior.

São Paulo é o principal produtor com participação de 80% no total. O segundo colacado é o Mato Grosso do Sul, com 11% do total. O Paraná ocupa a quarta posição no ranking, atrás de Minas Gerais.

Fonte: Globo Rural