As 4 regras para projetos de sucesso e como o poder de ACREDITAR as transforma em resultados
31-03-2020

Após os temas estratégicos devidamente equalizados, o planejamento dos projetos faz absolutamente toda a diferença, em qualquer âmbito

*Ana Palazzo

Durante minha carreira, tive a oportunidade de integrar times e liderar projetos variados, para distintas cadeias de negócios e empresas.

Muito embora as iniciativas fossem diferentes, pude perceber que algumas questões se repetem com proeminência e são decisivas para o sucesso e legado dos projetos. São elas: estudo de mercado/clientes, planejamento, mapeamento/alinhamento com stakeholders e arranjos contratuais satisfatórios para todas as partes. Sem esses parâmetros vitais bem alinhados é provável que as ações não sejam tão bem-sucedidas quanto poderiam ou mesmo que fracassem.

Estudar o mercado, mapear regiões, empresas, produtos/serviços e cadeias que são prospects faz toda a diferença. Principalmente para a construção de um business case e a definição de qual é o esforço plausível, versus market share/receita viáveis. O estudo do cliente, qualquer que seja ele, com o objetivo de construir a proposta de valor e sua estratégia de comunicação é outra questão vital. Em alguns momentos, adaptada via tentativa e erro, é verdade, mas crucial para a discussão e esforço.

Após os temas estratégicos devidamente equalizados, o planejamento dos projetos faz absolutamente toda a diferença, em qualquer âmbito. Os maiores pilares a serem considerados são:

  • Escopo
  • Recursos (necessidade x disponibilidade)
  • Cronograma (com base em escopo e recursos disponíveis)
  • Orçamento (com base no cronograma, headcounts e atividades a serem realizadas, como viagens, por exemplo, e outros)

As negociações com os principais stakeholders são outro ponto muito importante. É imprescindível mapeá-los e listar seu grau de influência no ambiente. Sejam eles quais forem, fornecedores, empresas parceiras, patrocinadores internos e externos, sociedade, associações, times envolvidos no trabalho e outros. Comunicar os objetivos, as etapas, cronograma, resultados, reuniões de kick off e check points de alinhamento são fundamentais para deixar todos na mesma página, aprimorar planos de ação e engajar todos os envolvidos. Além disso, realizar alinhamento com sponsors, ou seja, figuras que terão o potencial de alavancar o projeto, traz muitos benefícios e pode ajudar a quebrar barreiras mais facilmente.

Os arranjos contratuais são outra questão prioritária. A grande maioria dos projetos, sejam eles relacionados a serviços ou produtos, em qualquer indústria, contam com a presença de agentes externos. Isso ocorre de inúmeras maneiras possíveis, seja como clientes, parceiros comerciais, fornecedores ou mesmo em fusões e aquisições. Sendo assim, os balizadores legais precisam ser estudados de maneira cuidadosa. Alguns dos principais temas a serem levados em conta são:

  • Definição de cláusulas de saída e non compete
  • Papéis e responsabilidades na operação
  • Divisão de receitas e despesas
  • Regras de crédito e cobrança (ex: garantias, classificação de risco, limites e prazos)
  • Investimentos anuais em áreas como: marketing e comunicação, tecnologia e outros, precisam ser atrelados ao planejamento de crescimento dos negócios
  • Canais de suporte e SLA (ex: central 24/7, suporte N2 e capacitação de equipe)
  • Relatórios e rastreabilidade de informações
  • Personalização de serviços/proposta de valor (ex: descontos em taxas/faixa de faturamento, rebate, programas de loyalty e motivacionais para equipes, pacote de acessos e muitos outros)

Esses são apenas alguns pilares fundamentais a serem considerados na estruturação e condução de um projeto, seja ele qual for.

No entanto, existe mais um ponto que, na minha opinião, é o mais relevante e faz toda a diferença para o sucesso, que é ACREDITAR. Sim, pois somente quando acreditamos somos capazes de construir algo com PROPÓSITO e de TRANSFORMAR o ambiente em que estamos, com nossas próprias mãos.

A construção de um PROPÓSITO genuíno nos faz enxergar além do óbvio e realizar além do possível.

Bons projetos em 2020!


Eng. Agrônoma formada pela UFV

Pós graduada em Marketing pela Fundace USP