As belas também são feras
03-03-2016

As profissionais da PwC são inteligentes, especializadas e batem um bolão sobre o agronegócio. A empresa investe para reter esses talentos

A PricewaterhouseCoopers (PwC) é uma rede de firmas presente em 157 países com mais de 208 mil profissionais que se dedicam a prestar serviços de alta qualidade em auditoria, consultoria tributária e de negócios. As firmas da rede PwC recrutam anualmente, em todo o mundo, cerca de 20 mil jovens graduados da geração do Milênio ou Y (nascidos entre 1980 e 1995), metade dos quais são do sexo feminino. No Brasil, a PwC tem 5.300 profissionais, 50% é mulher.

Ana Paula Malvestio, Sócia e Líder de Diversidade & Inclusão na PwC Brasil, explica que a maior participação feminina reflete a realidade das universidades, onde 60% das vagas são ocupadas por mulheres. “Elas são maioria nas graduações e nos mestrados e são mais capacitadas. As empresas precisam buscar talentos e não podem se dar ao luxo de não atrair essas mulheres”, diz Ana.

Porém, mesmo com os avanços para a equidade de gênero, ainda há muitas disparidades. “Apesar do grande número de mulheres qualificadas, apenas 4.3% dos principais executivos entre as 250 maiores empresas brasileiras são do sexo feminino”, salienta Ana. Segundo ela, essa discrepância é mais perceptível em cargos mais altos. As mulheres estão particularmente sub-representadas em posições de gerência executiva, que é o primeiro passo para promoções a níveis hierárquicos mais elevados. “Como apenas 14% desses cargos são ocupados por mulheres, não surpreende que, no ranking de importantes companhias do país, encontremos somente nove CEOs do sexo feminino”, diz a Sócia da PwC.

Pesquisa da própria PwC mostra que a presença de mulheres em cargos de liderança deve aumentar com as profissionais da geração Y no mercado de trabalho, já que elas apresentam um foco mais profissional — até 2020, as mulheres desse grupo etário serão 25% da mão de obra mundial.

Ana concorda que o contexto está mudando, mas salienta ser fundamental os setores públicos e privados desenvolverem políticas para reter esses talentos e possibilitar que ocupem posições de liderança. De acordo com o estudo da PwC, as mulheres da geração Milênio têm como característica um retorno muito rápido, ou seja, são capazes de buscar milhões de respostas em minutos. Não é uma geração que está ligada a processos que durem mais de um dia ou semanas. Para essa geração é essencial os feedbacks sobre a carreira, elas necessitam de trabalhar além do agora e pensar no futuro.

Confira matéria completa na editoria Gestão, edição 30 da revista Digital CanaOnline, que sai nesta semana. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.