As condições climáticas estão favorecendo a Izoporização da cana independente do florescimento
07-10-2024

 A cana pode isoporizar sem florescer
A cana pode isoporizar sem florescer

Sob a ação da seca prolongada e altas temperaturas os canaviais sofrem com o estresse hídrico e térmico, que levam à cana a perder caldo e virar isopor

A pesquisadora Márcia Justino Rossini Mutton, professora titular do Departamento de Tecnologia da FCAV-Unesp de Jaboticabal, SP, palestrou no 11º Encontro de Izoporização e Florescimento de Cana, realizado em Goiânia, na última quinta-feira, 3 de outubro.

Márcia salientou que o déficit hídrico está deteriorando a cana e comprometendo a qualidade da matéria-prima.  “As condições climáticas estão favorecendo a Izoporização da cana independente do florescimento. A indução do florescimento será em fevereiro”, alertou.

Segundo a professora, existem variedades que apresentam maior tendência a formação de inflorescência que outras. E quando as condições climáticas favorecem, ocorre a manifestação do evento fisiológico com a transformação da gema vegetativa em florífera.

 “Podemos proteger estas variedades tratando neste período indutivo com etefom (etileno)”, é o conselho da professora para reduz o florescimento e principalmente a Izoporização.