As quatro décadas do ProÁlcool viram tema de nova websérie da TV UDOP
21-10-2015

Estreou nesta quarta-feira (21) o primeiro episódio da nova websérie da TV UDOP, "Made in Brazil: 40 anos do etanol". Dividido em quatro reportagens especiais, que serão exibidas além de hoje nos dias 28 de outubro e 4 e 11 de novembro, a websérie conta a história de quatro décadas do Programa Nacional do Álcool, o ProÁlcool.

Na década de 70, com a crise do petróleo, o Brasil teve que achar um combustível alternativo à gasolina. A solução veio de pesquisadores que apresentaram ao governo um estudo chamado "Fotossíntese como fonte energética". A partir daí, o Presidente Ernesto Geisel anunciou a criação do ProÁlcool que, primeiramente, tinha o objetivo de produzir etanol anidro para ser adicionado à gasolina e, posteriormente, o etanol hidratado.

No 1º episódio da websérie, a equipe da TV UDOP conversou com precursores do ProÁlcool, como Cícero Junqueira Franco, Luiz Gonzaga Bertelli, Shigeaki Ueki que falaram sobre a implantação do Programa Nacional do Álcool, sobre a expansão de novas destilarias nas regiões de novas fronteiras agrícolas, a criação do primeiro carro a álcool, entre outros.

Os outros episódios vão abordar ainda os benefícios do ProÁlcool, como a economia de importação de gasolina, geração de empregos e diminuição na emissão de gases de efeito estufa; os altos e baixos do programa e o que esperar sobre o futuro do etanol. Plínio Nastari, Ricardo Dornelles, Celso Junqueira Franco, Marcos Fava Neves, André Rocha, Elizabeth Farina, Pedro Mizutani, entre outros, discutiram temas como o fim do etanol hidratado, o aumento das exportações do biocombustível e a importância dele na matriz energética brasileira.

Para ver a primeira reportagem especial da websérie "Made in Brazil: 40 anos do etanol", clique aqui. Ou, se preferir, acesse a nossa página no YouTube: www.youtube.com/tvudop.

Patrícia Mendonça