Atual safra apresenta retração de 7,31% na ATR na comparação com o mesmo período do último ciclo
17-05-2022
Baixo ATR desagrada o setor, mas expectativa é que o índice de ATR se recupere ao longo da safra
Relatório de acompanhamento da safra 2022/23 na região Centro-Sul, divulgado pela Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar – aponta que a qualidade da matéria-prima colhida em abril, mensurada em kg de ATR - Açúcar Total Recuperável - por tonelada de cana-de-açúcar processada, apresentou retração de 7,31% na comparação com o mesmo período do último ciclo agrícola, registrando 108,46 kg de ATR por tonelada colhida.
Esse menor índice de ATR desagrada profundamente o setor, pois deixa de equilibrar o menor volume de cana, como ocorreu na safra passada. A Expectativa é que o índice de ATR se recupere ao longo da safra.
O Relatório apontou também que a moagem de cana-de-açúcar na segunda quinzena de abril avançou e ganhou força com um maior número de unidades produtoras em operação. No total do Centro-Sul, a quantidade processada atingiu 23,82 milhões de toneladas, mas ainda assim apresenta retração de 19,72% em relação à quantidade registrada em igual período da última safra, quando foram processadas 29,67 milhões de toneladas. No acumulado de abril deste ano, a moagem totalizou 29,11 milhões de toneladas ante 45,34 milhões de toneladas registradas no mesmo mês de 2021 – queda de 35,8%.
Essa queda se deve ao menor número de unidades produtoras em operação neste início de safra. Até o final de abril, 180 unidades operaram frente a 207 unidades no mesmo período do ciclo 2021/2022. Para a primeira quinzena de maio, outras 57 unidades devem iniciar a moagem no Centro-Sul.
Fonte: CanaOnline

