Atvos faz aportes de quase meio milhão de reais para prevenir e combater incêndios em seus canaviais
27-06-2022

 Estrutura conta com mais de 1200 brigadistas, 170 veículos, KITs LGE (Líquido Gerador de Espuma), abafadores e canhões de água automatizados
Estrutura conta com mais de 1200 brigadistas, 170 veículos, KITs LGE (Líquido Gerador de Espuma), abafadores e canhões de água automatizados

No dia 29 de junho, às 19h, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da companhia participará da live Incêndio – a nova praga que destrói os canaviais

Texto: Leonardo Ruiz

Fotos: Divulgação Atvos

Com nove unidades agroindustriais espalhadas pelos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a Atvos afirma não ter enfrentado incêndios agrícolas relevantes em 2021. As poucas ocorrências registradas foram rapidamente identificadas e extinguidas pelas brigadas internas juntamente com as autoridades competentes locais.

O Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da companhia, Leonardo Mendes de Oliveira, explica que o baixo número de focos em 2021 se deve aos procedimentos de prevenção adotados, como conversas sobre o tema nos DDS’s (Diálogos Diários de Segurança), boletins de segurança via rádio e aferição a cada hora da temperatura das colhedoras com um termômetro digital a laser. “Aproveitamos também o primeiro semestre de cada ano para reciclagem de todos os treinamentos e preparação das brigadas.”

Este ano, a Atvos ainda não enfrentou nenhuma situação de grande/média escala. No entanto, as equipes seguem de prontidão para qualquer eventualidade que possa ocorrer na operação ou nas zonas rurais e urbanas circunvizinhas. Ao menor sinal de fumaça, a companhia dá início ao seu procedimento de combate, que conta com uma estrutura robusta e mais de 1200 brigadistas altamente capacitados.

“Seguindo o padrão da safra anterior, a Atvos fez aportes que somam quase meio milhão de reais em equipamentos e sistemas para o combate a incêndios. Investimos na instalação de Kits LGE (Líquido Gerador de Espuma, um produto não-tóxico e biodegradável utilizado para extinguir as chamas com mais rapidez) nas caminhonetes e caminhões agribomba, na aquisição de mais abafadores e canhões de água automatizados, além de ter firmado parceria com empresas aéreas que atuam no combate às queimadas florestais e aumentado o número da frota, totalizando mais de 170 veículos, entre caminhões de bombeiro, caminhões-pipa, caminhonetes, tratores, entre outros.”

Leonardo Mendes de Oliveira: “Aproveitamos o primeiro semestre de cada ano para reciclagem de todos os treinamentos e preparação das brigadas”

Nesta quarta-feira (29), Leonardo Mendes de Oliveira participará da live “Incêndio – a nova praga que destrói os canaviais”. Na ocasião, ele fornecerá detalhes sobre o que a Atvos tem feito para reduzir as ocorrências, prevenir e controlar os incêndios em canaviais, e quais os resultados obtidos. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:

* Leonardo Mendes - Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Atvos;

* Olívia Pinheiro Merlin – Gerente de Sustentabilidade da Usina Lins, Lins/SP;

* Rafaela Shiota - Especialista de Sustentabilidade da Tereos;

* Ricardo Giacomello – Diretor de Desenvolvimento Agronômico da Raízen;

* Marta Maria Gomes dos Santos - Assessora Jurídica da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba – Socicana;

Serviço

Live “Incêndio – a nova praga que destrói os canaviais”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quarta-feira (29/06), das 19h às 20h30

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline. Para acompanhar, basta clicar em um destes links:

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2716440101832807/

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=CDK6RImn5uA

LinkedIn: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:ugcPost:6945757786743951360/