Aumenta interesse do produtor de cana pelo amendoim. Resultado: Coplana teve recebimento recorde em 2015
28-05-2015

Foi uma safra difícil, com veranico no início de 2015, seguido de uma chuva inesperadamente prolongada em março. Mas isso não impediu os números recordes da Coplana nesse ano em recebimento de amendoim dos cooperados. Isto se deve basicamente por conta do aumento de área plantada de 9%, segundo o presidente da cooperativa, José Antonio Rossato. “Este aumento de área compensou a queda de produção verificada em algumas áreas decorrente dos problemas de clima”, diz.

Foram cerca de 3,15 milhões de sacas de amendoim entregues dentro da cooperativa, embora alguns produtores ainda estejam terminando a safra.

Do faturamento da cooperativa – de cerca de R$ 330 milhões -, basicamente metade corresponde à venda de insumos e a outra, ao recebimento de amendoim.

E como está o mercado do amendoim? O que prevalece no Brasil é a lei da oferta e demanda. E a chegada das festas juninas, habitualmente, tende a aquecer este mercado.

No entanto, segundo o presidente da Coplana, as exportações são fundamentais para os produtores de amendoim do país. A produção brasileira tem um excedente de 30% - volume que precisa ser exportado, senão o preço do amendoim desaba para o produtor nacional. Atualmente, segundo Rossato, os preços do grão no mercado internacional estão interessantes.

AUMENTO DE ÁREA PLANTADA

Mas a que se deve o aumento de área ocupada por amendoim na região abrangida pela Coplana? Para Rossato, “é na crise que se cria.” Segundo ele, muitos produtores que antes tinham certa resistência à cultura, viram uma possibilidade de aumento de área a fim de incrementar a renda.

“É claro que a atual circunstância difícil que o setor está contribuiu muito para que o amendoim – e também a soja – fosse prestigiado como alternativa para suprimento de caixa do produtor de cana”, conclui.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.

Fonte: CanaOnline