Aumentado o ATR e diminuindo o florescimento
11-11-2014

Aumentar o teor de sacarose é um objetivo almejado por todas as usinas. Sejam elas de onde for. Uma das ferramentas que estão à disposição dos produtores para que esse sonho se torne realidade é o maturador, produto cada vez mais presente no cotidiano das empresas. Com ele, é possível obter um manejo mais adequado da cultura, de maneira a se conseguir precocidade de maturação e redução do florescimento.

Os maturadores são compostos químicos capazes de modificar a morfologia e a fisiologia vegetal, paralisar ou retardar o desenvolvimento vegetativo, induzir a translocação e o armazenamento dos açúcares, principalmente sacarose, além de atuarem sobre as enzimas invertases, podendo ocasionar modificações qualitativas e quantitativas na produção.

Para o coordenador de marketing em cana-de-açúcar da DuPont, Jedir Fiorelli, o maturador deve ser usado por diversos motivos, como para explorar o máximo potencial produtivo do canavial, obter excelente retorno financeiro e para aumentar o rendimento operacional da fábrica. “Atualmente, cerca de 15% da área total de cana-de-açúcar no Brasil recebe aplicação de maturadores”.

Veja matéria completa na editoria Herbishow, edição de outubro da CanaOnline. Visualize no site ou baixe gratis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br