Barragem de 58 mi/m³ da Usina Coruripe auxilia produção e regulariza fluxo de água para a população
25-08-2022

A unidade alagoana irriga 86% de sua área, cerca de 26 mil hectares. Água essa que vem de oito barragens localizadas na região

Sem irrigação não tem cultivo de cana-de-açúcar no Nordeste brasileiro. A prática é o que permite as usinas e agrícolas da região terem previsibilidade e estabilidade na produção. “Para nós, é questão de sobrevivência”, afirmou Sandra Silva, coordenadora de Irrigação da Usina Coruripe matriz, localizada em Coruripe/AL.

A unidade alagoana irriga 86% de sua área, cerca de 26 mil hectares. Água essa que vem de oito barragens localizadas na região. A maior delas tem capacidade de 58 mi/m³ e fornece recursos hídricos para irrigar 50% da área da companhia. “O interessante é que essa barragem não serve apenas à Coruripe, mas também à população. Antes da instalação, a região circunvizinha enfrentava problemas de fluxo de água no período seco do ano. Agora, conseguimos regularizar esse fluxo.”

Em 16 de agosto, Sandra participou do encontro “Tempos modernos – das inovações do canavial aos novos produtos da cana”, realizado pela CanaOnline, juntamente com o Cana Substantivo Feminino, e que reuniu diversos pesquisadores e profissionais de usina para um profundo debate sobre as inovações agrícolas, industriais e administrativas que compõe a nova realidade do setor sucroenergético nacional. O evento integrou a programação oficial da Fenasucro & Agrocana 2022.

Veja depoimento completo de Sandra: