Be8 compra as três usinas pertencentes ao Grupo Biopar
29-11-2024

O setor de biodiesel parece estar entrando numa fase de consolidação. Primeiro foi a Cargill absorveu a Granol e, há cerca de uma semana, a Oleoplan anunciou a compra da Green Ventures.

Por Fábio Rodrigues

Agora é a vez da Be8 se mover nesse tabuleiro. Na noite de ontem (28), a empresa tornou público que está adquirindo todas as três usinas da Biopar.

De uma só vez, a Be8 vai aumentar seu parque produtivo de duas para cinco usinas. Além das plantas de Marialva (PR) e Passo Fundo (RS) que o grupo já controlava; ele passará a contar com plantas em Floriano (PI), Nova Marilândia (MT) e Santo Antônio do Tauá (PA). A empresa resultante só não terá presença na Região Sudeste.

Segundo nota divulgada pela Be8, a aquisição da Biopar vai permitir que a empresa fortaleça sua rede de distribuição e diversifique sua matriz de matérias-primas.

Com a aquisição da Biopar, a Be8 que hoje conta 1,08 milhão de m³ em capacidade produtiva – 540 mil m³ em cada usina – deverá agregar mais 384,5 mil m³. São 90 mil das plantas de Floriano e Santo Antônio de Tauá e 204,5 mil de Nova Marilândia. Isso fará com que a Be8 conquiste a terceira colocação entre os fabricantes brasileiros – superando a Olfar que tem 1,38 milhão de m³.

O mercado é liderado pela Oleoplan que tem 1,64 milhão de m³ e a Cargil com 1,53 milhão de m³. Ambas atingiram essa capacidade após adquirirem concorrentes.

Maior vendedora

Embora não tenha o maior parque produtivo, a Be8 é a maior vendedora de biodiesel do mercado brasileiro. No ano passado, a empresa vendeu 801,4 mil m³ o que equivale a 10,9% das vendas totais do período.

Já a Biopar comercializou 118,2 mil m³ de biodiesel no ano passado – 1,6% de share.

O último ano não foi o mais positivo para a Be8. A empresa teve receita de R$ 7,20 bilhões – menor do que a dos dois anos anteriores – e lucro líquido de R$ 16,2 milhões.

Segundo o presidente da Be8, Erasmo Battistella, aquisição da Biopar está alinhada com a estratégia de crescimento do grupo. “De ampliação de área de atuação na produção de energias renováveis, expandindo os mercados atendidos e a nossa participação no setor”, destaca o executivo.

Fonte: BiodieselBR.com