Bebidas com 'zero açúcar' danificam os dentes, sugere estudo
28-12-2015

Pesquisadores afirmam que alimentos e bebidas deste tipo não são inofensivos ao esmalte dos dentes. Responsáveis seriam os aditivos ácidos


Segundo estudo liderado pela Universidade de Melbourne, na Austrália, além de escovar bem os dentes, usar fio dental e anticépticos bucais, há algo que você precisa fazer para manter seu belo sorriso: evitar bebidas com "zero açúcar" (sinto muito pela sua dieta).

Depois de testar 23 tipos diferentes de bebidas, incluindo refrigerantes e isotônicos, os pesquisadores descobriram que drinks com aditivos ácidos podem desgastar o esmalte dos dentes de 30 a 50%, independentemente da presença do açúcar. Dentes neste estado correm maior risco de infecção bacteriana, segundo a pesquisa.

"Muitas pessoas não estão cientes que, ao reduzir sua ingestão de açúcar, não diminuem o risco de cárie", diz o professor Eric Reynolds, um dos coordenadores do estudo. "A mistura química entre ácidos contidos em alguns alimentos e bebidas podem causar sintomas parecidos com a erosão dentária, que ocorre quando o ácido dissolve a raíz do dente", completa. Reynolds ainda explica que, em estágios inciais, a erosão dentária deixa camadas superficiais do esmalte do dente à mostra, enquanto em um estágio avançado, a polpa mole de dentro do dente é totalmente exposta.

Mas há formas de poupar seu sorriso destes problemas: os autores do trabalho científico sugerem beber bastante água entre as refeições, limitar o consumo de refrigerantes e sucos de frutas, bem como bebidas isotônicas e dietéticas, além de ir regularmente ao dentista. Por fim, eles não recomendam escovar os dentes imediatamente depois de comer ou beber produtos ácidos. Ao invés disso, orientam lavar a boca com água e esperar uma hora antes da escovação.