Benefícios da Meiosi serão destaque na Agrishow 2016
22-04-2016

Advento das mudas pré-brotadas alavancam esse tipo de plantio

Embora não seja um sistema recente, a Meiosi (Método Inter Rotacional Ocorrendo Simultaneamente) tem ganhado espaço cada vez maior dentro do setor canavieiro desde o advento das mudas pré-brotadas, que alavancaram esse tipo de plantio.

O objetivo é tombar uma cana já sadia em solos revigorados por outras culturas, turbinando, dessa forma, seu desempenho. As leguminosas, com destaque para o amendoim, feijão e soja, são as preferidas dos produtores por sua capacidade de fixar nitrogênio direto da atmosfera, por simbiose. Porém, as plantas denominadas “Adubos Verdes”, como a Crotalária, estão caindo no gosto dos agricultores, devido as suas características recicladoras, recuperadoras, protetoras, melhoradoras e condicionadoras de solo.

Durante a Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), realizada de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto, SP, o público presente poderá conferir, de perto, demonstrações do sistema de Meiosi, em que o produtor intercala algumas linhas de mudas pré-brotadas (MPB) AgMusa™, da BASF, com outras culturas, como amendoim e soja, por exemplo. O plot, realizado em parceria com a Coopercitrus, acontecerá durante todos os dias de evento, em dois horários: 9h40 e 13h40.

Já entre os benefícios decorrentes da utilização das mudas AgMusa™ nesse sistema estão: a redução de custos na formação de viveiros e implantação do canavial comercial; maior velocidade na introdução de novas variedades; incremento de sanidade (menor risco da ocorrência de doenças como raquitismo e escaldadura); eliminação de riscos de transporte e introdução de pragas (Sphenophorus levis) via mudas e formação de canavial comercial com viveiro de mudas de alta qualidade.

Produtores que já realizam o sistema afirmam que a taxa média de multiplicação é de 1 para 10, ou seja, uma única linha de cana gera mudas para outras 10 ruas. Porém, já existem produtores que estão conseguindo multiplicações de 1 para 20.

Estimativas apontam que os produtores que adotarem a Meiosi juntamente com o sistema AgMusa™ terão redução nos custos de plantio em até R$ 2 mil reais por hectare, devido ao menor ao menor uso de mudas, rentabilidade auxiliar na cultura intercalar e maior quantidade de cana entregue a usina.

Não perca a cobertura em tempo real que a CanaOnline realizará direto da Agrishow. E veja as edições da revista no site www.canaonline.com.br
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.