Bevap recebe o Prêmio de Boas Práticas Ambientais pela Inovação na Conservação do Solo e da Água
23-11-2023

Ilustração
Ilustração

A Bevap Bioenergia, líder em tecnologia no setor sucroenergético nacional, conquistou o Prêmio de Boas Práticas Ambientais na categoria Conservação do Solo e da Água, concedido pelo Prêmio UDOP / Embrapa de Boas Práticas Ambientais de 2023. O reconhecimento resultou do projeto "Colheita do Amanhã: Como o piloto automático transformou a conservação do solo na Bevap". A cerimônia de premiação ocorreu durante o painel magno no 6º Seminário UDOP de Inovações, ontem (22/11).

O projeto vencedor, "Colheita do Amanhã", destaca-se pela inovação na conservação do solo, utilizando o piloto automático com tráfego controlado na cultura de cana-de-açúcar. Enfrentando desafios significativos de compactação do solo, a Bevap implementou com sucesso o piloto automático, permitindo uma distribuição precisa da carga sobre o solo. Esta abordagem não apenas reduziu a compactação, preservando a estrutura do solo, mas também impulsionou a eficiência operacional, contribuindo para a conservação de insumos agrícolas e a preservação do solo e da água.

“A tecnologia de tráfego controlado não é apenas uma inovação, mas uma resposta eficaz aos desafios ambientais enfrentados em nossas operações. Reduzir a compactação do solo, preservar recursos e aumentar a produtividade são pilares essenciais de nosso compromisso com práticas agrícolas sustentáveis”, afirma Alecio Cantalogo, Diretor Agrícola da Bevap Bioenergia.

A tecnologia de tráfego controlado, que utiliza sistemas de navegação por satélite, sensores e atuadores, demonstrou notável adaptabilidade e escalabilidade na cultura de cana-de-açúcar da Bevap. Este avanço reforça o compromisso da empresa com práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo ativamente para a sustentabilidade a longo prazo do setor sucroenergético.

Sobre a Bevap Bioenergia

Localizada no município de João Pinheiro, na região do Vale do Rio do Paracatu (MG), a Bevap Bioenergia é uma das usinas brasileiras mais avançadas tecnologicamente na produção de etanol, açúcar e cogeração de energia elétrica, com o maior projeto de irrigação no setor sucroenergético do país. Somando áreas próprias e de fornecedores, são 30 mil hectares de cultivo de cana-de-açúcar, com mais de 150 pivôs.

Fonte: Bevap Bioenergia