Bionematicida com muita munição contra os nematoides
12-02-2026

Cordel, o novo bionematicida do Grupo Santa Clara, que chega ao mercado com o diferencial de ter um shelf-life (tempo de prateleira) de 24 meses, alta estabilidade após a aplicação no campo, e compatível com a grande maioria de produtos testados até o momento, age com eficácia e de diferentes maneiras contra os nematoides.

A solução biológica produz VOCs e Lipopepetídeos, que atuam de forma direta na praga. Os VOCs (Volatile Organic Compounds, ou Compostos Orgânicos Voláteis) são substâncias voláteis que as cepas de Bacillus podem liberar no ambiente como parte de seu metabolismo. Esses compostos podem inibir, induzir o estresse ou mesmo matar os nematoides. Já os Lipopepetídeos são compostos com ação na degradação e comprometimento da cutícula e membranas celulares dos nematoides.

O bionematicida também age por competição, produzindo um biofilme, estrutura formada pelos bacilos junto às raízes das plantas, gerando uma barreira física contra os nematoides. Ou disputando espaço e alimento com a praga, pois se reproduzem rapidamente ocupando espaços e consumindo recursos que seriam utilizados pelos nematoides.

E ainda atua na indução de resistência sistêmica das plantas, mecanismo de defesa que prepara o sistema imunológico para resistir a futuras infecções. Promove também o crescimento da planta a partir da produção de fitormônios, biodisponibilização de nutrientes e condicionamento do solo (físico e microbiológico), solubilizando fósforo e contribuindo na fixação de nitrogênio.

Outro benefício é a melhora da qualidade do solo, agindo na modificação do microbioma, já que essas bactérias promovem a diversidade microbiana do solo. Isso favorece o crescimento de microrganismos benéficos e compete com patógenos, incluindo os nematoides.

Veja matéria completa - https://www.canaonline.com.br/conteudo/grupo-santa-clara-lanca-bionematicida-com-combinacao-exclusiva-de-bacilos-para-combater-nematoides-em-cana-de-acucar.html