Biosev busca aumentar equidade de gênero em suas unidades agroindustriais
23-03-2020

A Biosev quer mulheres atuando em todas as áreas da empresa
A Biosev quer mulheres atuando em todas as áreas da empresa

Nos últimos seis meses, o número de mulheres na Biosev aumentou de 7% para 9,02%

Leonardo Ruiz

A Biosev, uma das líderes do setor sucroenergético, possui 8 unidades agroindustriais em operação nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, além de um terminal próprio no porto de Santos, SP, empregando mais de 10 mil colaboradores, dos quais 809 são mulheres, ocupando os mais variados cargos. De acordo com o head de Recursos Humanos (RH) da companhia, Leonardo Neves, o número, que representa 9,02% do quadro total, já mostra resultado dos esforços: há seis meses, esse índice era de 7%. Destas colaboradoras, 60 ocupam cargos de liderança.

Segundo Neves, as mulheres trabalham predominantemente na área administrativa, pela característica do negócio. No entanto, ressalta que a companhia está trabalhando continuamente para não só aumentar o número de mulheres em todas as áreas e posições, mas principalmente para levá-las cada vez mais para a operação. “Recentemente, na unidade Vale do Rosário, em Morro Agudo/SP, foram contratadas 22 aprendizes pelo SENAI, todas mulheres dos cursos de mecânica, elétrica e tecnologia da informação, com objetivo de promover a diversidade de gênero em atividades antes realizadas só por homens na companhia.”

A empresa trabalha para levar as mulheres para a operação

A Biosev, afirma Neves, tem olhado para dentro para entender o dia a dia e necessidades das mulheres que já trabalham no grupo. “Notamos, por exemplo, que a maioria das colaboradoras que sai de licença maternidade deixam a companhia para cuidar de seus filhos. Estamos, então, estudando algumas alternativas para reter essas mulheres e trabalhando para consolidar diretrizes e políticas sustentáveis para atrair ainda mais o público feminino para o setor. Mas o ideal é que os princípios de empoderamento feminino ultrapassem os limites das corporações e alcancem várias esferas da sociedade.”

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO DE MARÇO DA CANAONLINE - http://www.canaonline.com.br/conteudo/edicao-64-portal-canaonline-marco-2020.html