Biosev e Ridesa formam parceria para melhoramento genético no Nordeste
16-06-2016

A Biosev comunicou nesta quarta-feira, 15, uma parceria com a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa).
O acordo é para pesquisa e desenvolvimento de novas variedades de cana-de-açúcar, com o objetivo de "impulsionar o melhoramento genético no Nordeste".
Denominado Núcleo Experimental, o projeto foi iniciado com o plantio de 25 mil seedlings (plantas oriundas de hibridação) em uma área de dois hectares em Arez, no Rio Grande do Norte.
O Núcleo Experimental fará a seleção de clones na fase inicial, o que possibilita a identificação e seleção de materiais genéticos mais adaptados às condições de clima e solo da região. "O incremento de novas variedades é um dos fatores que mais contribuem para o aumento de produtividade e sustentação do potencial produtivo da cultura, e é esse um dos nossos objetivos com o projeto", afirmou, em nota, o diretor Agrícola da Biosev, Ricardo Lopes.
Braço sucroenergético da Louis Dreyfus Commodities (LDC), a Biosev informou que o desenvolvimento dos clones será realizado a partir da análise de uma série de critérios, como altura, número de colmos, qualidade, produtividade e florescimento. Atualmente, o acervo varietal da Ridesa conta com 94 variedades com aptidões de cultivo para diferentes regiões do País, sendo que sete delas correspondem a 60% da área total de cultivo.