Biosev participa de evento sobre sustentabilidade na Colômbia
27-05-2016

A Biosev participou do ISIE Meeting – Industrial Ecology and Green Transformation, evento que discutiu os trabalhos mais recentes sobre Ecologia Industrial, desenvolvidos por estudiosos do mundo todo, e formas de promover sistemas industriais mais sustentáveis em economias emergentes da América Latina.

Livia Rodrigues Ignacio, consultora de Qualidade, e Guilherme Favoreto Pescim, consultor de SSMA, apresentaram o estudo Green Supply Chain e Produção Mais Limpa: uma revisão em prol da aplicabilidade destas abordagens ao setor sucroenergético. O trabalho, desenvolvido pela dupla de profissionais da Biosev, buscou compreender o grau de semelhança entre as abordagens de Green Supply Chain Management e Produção Mais Limpa, e concluiu haver grande sinergia entre elas.

Das 27 práticas levantadas na literatura e comparadas conforme critérios de exclusividade, complementaridade e semelhança, o estudo indica que 25 são aplicáveis ao setor sucroenergético, com maior aplicabilidade ao elo do processo produtivo (Usina), e menor aplicação ao elo de Transporte e Logística. Todas as práticas listadas têm o potencial de aumentar a eficiência ambiental do setor e atender aos requisitos legais e de mercado.

Organizado pela Sociedade Internacional de Ecologia Industrial (International Society of Industrial Ecology – ISIE), o evento foi realizado na Universidad de los Andes (UNIANDES) em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 25 e 27 de maio.

Entre os organizadores da conferência está a Escola de Administração da UNIANDES, pioneira na América Latina na abordagem de gestão do desenvolvimento sustentável, que trabalha em conjunto com as principais universidades norte-americanas envolvidas com o tema Ecologia Industrial.

Também estiveram presentes representantes do Centro Universitário de Yale para a Ecologia Industrial (Yale University Center for Industrial Ecology), e a Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (UN Economic Comission for Latin America and the Caribbean – CEPAL), além dos principais pesquisadores do México, Costa Rica, Brasil, Chile e outros países latino-americanos.

Para saber mais sobre a pesquisa dos profissionais da Biosev, leia o estudo Green Supply Chain e Produção Mais Limpa: uma revisão em prol da aplicabilidade destas abordagens ao setor sucroenergético na íntegra http://www.biosev.com/wp-content/uploads/2016/05/Estudo_Green-Supply-Chain-e-Producao-Mais-Limpa-uma-revisao-em-prol-da-aplicabilidade-destas-abordagens-ao-setor-sucroenergetico.pdf