Biotecnologia será crucial para devolver competividade ao setor canavieiro nacional
29-07-2021

CTC9001BT é uma das variedades geneticamente modificadas do CTC que já está plantada em cerca de 150 usinas no país. Foto: Divulgação CTC
CTC9001BT é uma das variedades geneticamente modificadas do CTC que já está plantada em cerca de 150 usinas no país. Foto: Divulgação CTC

No dia 29 de julho, às 19h, gerente de desenvolvimento de produto do CTC participará da live “Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”

Leonardo Ruiz

A biotecnologia chegou à cana-de-açúcar com quase 20 anos de atraso em relação a outros cultivos de elevada importância no Brasil, como soja, milho e algodão. Esse gap tecnológico desponta como um dos principais motivos da estagnação dos números de produtividade da cultura registrados ao longo dos últimos anos.

Segundo o gerente de desenvolvimento de produto do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Mauro Violante, apenas a biotecnologia será capaz de impulsionar a produtividade agrícola no segmento, elevando-a a novos patamares. “Não adianta contar com tecnologias de ponta no processo industrial, se as usinas e produtores seguirem plantando variedades do século passado.”

Em 2017, o CTC fez história ao anunciar a primeira variedade de cana geneticamente modificada do Brasil. Atualmente, das seis variedades BT aprovadas, duas já estão plantadas em cerca de 150 usinas no país (CTC20BT e CTC9001BT). Já as variedades CTC9003BT e CTC7515BT estão iniciando seu plantio nas usinas nesse ano. A companhia possui ainda mais dois materiais aprovados recentemente pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações: CTC579BT e CTC9005BT.

Até o momento, todas as variedades BT possuem como característica principal a resistência à Broca-da-cana, praga que provoca prejuízos estimados em R$ 5 bilhões por safra aos canaviais brasileiros. No entanto, Violante reforça que o CTC atua continuamente para revolucionar o plantio de cana-de-açúcar e que, atualmente, trabalha no desenvolvimento da tecnologia de sementes de cana bem como de novas variedades geneticamente modificadas.

No dia 29 de julho, às 19h, o gerente de desenvolvimento de produto do CTC participará da live “Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”. Na ocasião, o profissional falará sobre o poder transformador da biotecnologia aplicada à cana-de-açúcar. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:

- Mauro Violante - Gerente de desenvolvimento de produto do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC);

- Aziz Rassi – Produtor de cana-de-açúcar das regiões paulistas de Batatais e Jardinópolis;

- João Adalberto Palucci - Gerente técnico da Usina Rio Amambai Agroenergia (Naviraí/MS);

- Mateus Belei - Produtor de cana-de-açúcar da região de Lençóis Paulista;

- Fernando Mello – Gerente de projetos da Tereos Açúcar & Energia Brasil;

- Renato Coutinho - Especialista em conectividade da Associação ConectarAGRO;

Serviço:

Live “Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quinta-feira (29/07), das 19h às 20h40

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline:

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=sxRO0aW7_1Q

Facebook:  https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2433473946796092/ 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:ugcPost:6825419761367703552/