Bioverde investirá R$ 1,3 bilhão em usina de etanol de milho em MT
26-09-2024

Segundo o governo de Mato Grosso, unidade produzirá mais de 1 milhão de metros cúbicos do biocombustível e 727 mil toneladas de farelo de milho por ano — Foto: Globo Rural
Segundo o governo de Mato Grosso, unidade produzirá mais de 1 milhão de metros cúbicos do biocombustível e 727 mil toneladas de farelo de milho por ano — Foto: Globo Rural

Planta ficará em Alto Araguaia; segundo o governo do Estado, unidade produzirá mais de 1 milhão de metros cúbicos do biocombustível por ano

Por Rafael Walendorff — Brasília

A empresa Bioverde vai investir R$ 1,3 bilhão para construir uma usina de etanol de milho no município de Alto Araguaia (MT). O governo de Mato Grosso anunciou o projeto nesta quarta-feira (25/9).

Segundo o governo mato-grossense, a usina produzirá mais de 1 milhão de metros cúbicos de etanol de milho por ano, além de 727 mil toneladas de farelo de milho seco (DDG). O projeto da empresa prevê a contratação de 250 funcionários na fase de operação.

A fábrica ficará às margens da BR-364 e terá conexão com a Ferronorte (Ferrovia Norte Brasil), o que vai facilitar o escoamento do farelo e do etanol.

Mato Grosso é o maior produtor nacional de etanol de milho do país — o Estado respondeu por 73% da produção brasileira do biocombustível no ano passado. Somadas, as 11 usinas de etanol de milho de Mato Grosso produziram 4,43 bilhões de litros em 2023.

Há outras dez em construção, distribuídas pelas cidades de Sorriso, Ipiranga do Norte, Campo Novo do Parecis, Tabaporã e Vera, além de Alto Araguaia, onde a 3Tentos já começou a erguer uma unidade. E, na lista de cidades têm plantas já anunciadas, mas que ainda não estão em obras, figuram Porto Alegre do Norte, Sorriso, Campo Novo do Parecis e Canarana.

Fonte: Globo Rural