Bologna sedia nesta semana uma das maiores feiras de máquinas e equipamentos agrícolas, com cobertura da CanaOnline
07-11-2016

O município de Bologna é conhecido por ser um dos principais polos gastronômicos da Itália, e também do mundo, pois quem afinal nunca ouviu falar do espaguete à bolonhesa? Porém, a cada dois anos, essa bela cidade, situada na região da Emília-Romanha, e a apenas duas horas de trem de Roma, é também a capital mundial de máquinas e equipamentos agrícolas, sediando uma das maiores feiras do mundo desse segmento: a EIMA (Esposizione Internazionale di Macchine per l’Agricoltura e il Giardinaggio), que chega a sua 42ª edição em 2016, sendo realizada de 09 a 13 de novembro, no Centro de Eventos de Bologna.

E a CanaOnline, mais uma vez, marcará presença no evento. Esse ano, aliás, apenas dois veículos de comunicação brasileiros foram convidados pelo Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE), instituição do governo italiano ligada ao Ministério do Comércio Internacional, para visitar a Feira, sendo que a CanaOnline se orgulha de ser um deles, o que comprova o prestígio da publicação, não apenas no Brasil, mas também em território estrangeiro.

E a edição 2016 da EIMA promete ser histórica. Segundo os organizadores, a Feira deste ano irá receber um número recorde de patentes, protótipos e inovações. Ao todo, serão cerca de 1900 expositores de mais de 50 países espalhados em uma área de 150 mil m². O espaço, aliás, terá que ser expandido esse ano para dar conta de tantas exposições. Além dos 18 pavilhões permanentes do Centro de Convenções, outros sete terão que ser erguidos temporariamente durante o período de realização do evento. Com relação ao número de visitantes, a organização espera bater os valores registrados em 2014, que chegaram a mais de 235 mil pessoas, de 140 nações do globo.

A 42º edição da EIMA International promete ter um rico programa de encontros, workshops e conferências promovidos pela FederUnacoma, por diversas entidades, associações públicas e privadas, expositores e por editoras especializadas. O programa, que até o momento conta com mais de 100 eventos planejados, abordará uma ampla gama de questões políticas, econômicas e técnicas, como a evolução dos modelos de sistemas agrícolas, a gestão automatizada de sistemas de cultivo, atividades multifuncionais e novas oportunidades de negócios, além de cursos de atualização para operadores.

Na manhã de 8 de novembro, dia que antecede a inauguração do evento, será realizada conferência de imprensa da FederUnacoma com jornalistas italianos e estrangeiros. Nessa ocasião, será apresentado um cenário de mercados globais, com números relativos à exposição, bem como os novos projetos inclusos no programa de renovação do centro de exposições de Bologna.

Entre os acontecimentos políticos, destacam-se a conferência organizada pela FederUnacoma, em colaboração com a CEMA (Agência Agrícola Europeia) e a organização internacional Agrievolution cujo tema será a "Mecanização agrícola: nova agenda Europeia", que contará com representantes da indústria, organizações profissionais, membros de órgãos institucionais e políticos. No mesmo dia, será realizado, também, o prêmio "Trator do ano", patrocinado pela revista Trattori, com um júri de jornalistas internacionais de revistas especializadas que proclamarão os modelos mais bem-sucedidos. Além disso, o prêmio "Contratante do ano", criado e promovido pela editora Edagricole, será entregue na quinta-feira durante a conferência dedicada ao “Observatório permanente de empreiteiros Italianos”.

Outra editora especializada - L'Informatore Agrario - será o personagem principal do encontro sobre o tema "Contribuições econômicas para a compra de máquinas e de máquinas agrícolas", programado para acontecer no sábado, com apresentação dos resultados de uma pesquisa feita sob medida que visou monitorizar a utilização dos PDR para a aquisição de meios mecânicos.

"Agroinnovation tour - Agricultura digital: Oportunidades de hoje: idéias para o futuro" será uma conferência dedicada aos desenvolvimentos futuros da agricultura e que será promovida pela Image Line, revista especializada em informações on-line.

Entre as reuniões propostas pela MondoMacchina / MachineryWorld, revista dirigida pela própria FederUnacoma, merece destaque o "Encontro de novos materiais para fabricantes de componentes", organizado em colaboração com a COMACOMP (Associação de Fabricantes de Componentes) na Sala Temática da EIMA Components.

Para EIMA Green Thematic Hall, está agendada a conferência com o tema "Performance, espetacularidade & negócios: território 2.0", organizado pela KultureMultimedia e focado, principalmente, na manutenção de instalações destinadas ao futebol profissional.

Na EIMA Energy Hall, dedicada às cadeias de fornecimento de bioenergia, terá lugar a "Conferência internacional da ITABIA sobre o Projeto SLOPE dedicado às técnicas de precisão florestal", na quinta-feira.

Outra grande atração será a conferência anual da Associação Nacional de Jovens Agricultores (AGIA), programada para o sábado , na EIMA Mia, uma seção dedicada às tecnologias para a agricultura multifuncional, sobre o tema "Start-up em agricultura: jovens produtores alinhados com o mundo da educação".


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.