Bons preços dos produtos da cana devem se manter por pelo menos três anos
05-04-2016

A quebra da safra mundial de cana-de-açúcar eleva as estimativas de preço

Segundo Marco Antonio Françóia, diretor da MBF Agribusiness, em termos de preços, as expectativas são muito boas para as próximas safras. Ele estima que os preços dos produtos do setor se mantenham mais remuneradores por três anos seguidos.“Todavia, estimar algo no Brasil está complicadíssimo devido à crise política e econômica.”

Diante do mercado, acaba sendo muita especulação fazer previsões. Afinal, há o risco do petróleo se manter em baixa, o que pressiona o preço da gasolina para baixo, mas na outra ponta há os amargos prejuízos da Petrobras sustentando o preço da gasolina mais alto. “Além disso, os consumidores parecem não olhar mais a questão de economia no tanque, mas o quanto gastam na hora de abastecer, quanto sai do bolso. Nessa linha, o consumo do etanol vai se mantendo.”

Se no mercado brasileiro de combustíveis existe a possibilidade de diminuição do consumo do etanol hidratado, por outro pode haver desvio da produção para açúcar. Caso isso aconteça, “podemos ter uma margem menor nesse segundo produto, mas continuará com boas margens. Só o tempo para definir. Por isso que digo que planejar no Brasil requer sangue frio e muito conhecimento”.

De qualquer forma, os fundamentos do preço do açúcar são bons. Na análise de Françóia, a quebra da safra mundial de cana-de-açúcar eleva as estimativas de preço e ganha quem tem produto e está melhor estruturado economicamente.

Veja matéria completa na editoria Capa, edição 31 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.