BP Bunge Bioenergia lança plataforma de antecipação de recebíveis
04-08-2022

Em parceria com a Monkey, programa AceleraBio permite que fornecedores adiantem o pagamento de notas fiscais de bens e serviços

A BP Bunge Bioenergia, uma das maiores processadoras de cana-de-açúcar do Brasil, lançou o AceleraBio, sua plataforma de antecipação de recebíveis. A iniciativa, que busca fortalecer a cadeia de suprimentos da empresa, é voltada para os fornecedores de serviços e materiais, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte.

A plataforma foi criada em parceria com a fintech Monkey, maior marketplace de soluções financeiras da América Latina. Com esse novo recurso, os fornecedores poderão visualizar suas faturas e solicitar, junto aos agentes financeiros participantes, a antecipação do pagamento de notas fiscais de bens e serviços.

A novidade é o conceito de leilão reverso. Nele, bancos e instituições financeiras ofertam a taxa de desconto conforme o prazo de vencimento da nota fiscal e aquele que fizer a melhor proposta e com a taxa mais atrativa será o responsável pela operação. A adesão à plataforma é gratuita e com operações livres de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Para a Monkey, que já transacionou mais de R$ 45 bilhões, o potencial do programa é enorme e a redução na taxa pode chegar a três vezes em relação a uma operação tradicional. Dando mais oportunidade de crédito que, em outras razões, estas empresas acabariam pagando juros elevados em outras operações de crédito.

O AceleraBio, para a BP Bunge Bioenergia, que possui 11 unidades agroindustriais e presente em cinco estados, é mais uma iniciativa para estreitar a relação de parceria com seus fornecedores, auxiliando na sustentabilidade financeira para lidar com um cenário econômico adverso para que, dessa forma, sigam fazendo a diferença em seus negócios.

Sobre a BP Bunge Bioenergia

A BP Bunge Bioenergia, empresa formada pela joint venture das operações de açúcar e etanol da BP e Bunge, está entre as maiores empresas do setor sucroenergético do País. A companhia também é destaque em bioenergia (etanol e bioeletricidade), atua na transição energética com fontes mais limpas e renováveis e alimenta o mundo com o açúcar brasileiro. Presente nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, suas 11 unidades agroindustriais têm capacidade de moagem de 32,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Com mais de 8,5 mil colaboradores, a BP Bunge Bioenergia está focada na sua visão de ser referência mundial em energia sustentável. Para mais informações, visite o site da empresa clicando aqui.

Sobre a Monkey

Monkey é o maior marketplace de soluções financeiras da América Latina. Criada por Gustavo Muller (CEO), Bruno Oliveira (COO) e Felipe Adorno (CTO), a fintech criou um ecossistema que potencializa os negócios entre as instituições financeiras e pequenas, médias e grandes empresas por meio de duas plataformas, a Exchange, focada em antecipação de recebíveis de notas fiscais e contratos, e a Spike, que oferece as melhores condições de antecipação de cartão. Com seis anos de atuação, já transacionou R$ 45 bilhões, possui mais de 40 financiados, 65 grandes clientes, incluindo Fiat Chrysler, Gerdau, Saint-Gobain, Usiminas, Suzano e Petrobras e 7.000 PMEs em seu portfólio. A Monkey tem como investidores o fundo americano Quona, Kinea do fundo Corporate Venture Capital do Itaú, Parallax Venture e a Wayra, hub de inovação aberta da Vivo no Brasil. Para mais informações, acesse: Link.

InPress Porter Novelli