BP Bunge doa 3 mil mudas a projeto de formação de bosques em Minas Gerais
26-10-2023

Equipe BP Bunge Bioenergia no plantio simbólico das mudas do projeto Bosques do Amanhã
Equipe BP Bunge Bioenergia no plantio simbólico das mudas do projeto Bosques do Amanhã

Iniciativa faz parte de compromisso do Governo do Estado relacionado à neutralização de emissões de CO2 e está alinhado com premissas de desenvolvimento sustentável da empresa

 A BP Bunge Bioenergia, umas das líderes brasileiras nos mercados de açúcar, etanol e bioeletricidade, é uma das parceiras do Governo do Estado de Minas Gerais no projeto Bosques do Amanhã, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que visa incentivar a formação de bosques em comunidades mineiras.

A iniciativa faz parte do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, que promove ações de educação e conscientização ambiental nas escolas, e está alinhada com o compromisso da campanha Race To Zero, que coloca Minas Gerais como o primeiro estado do Caribe e América Latina a se comprometer a neutralizar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2050.

A meta do projeto é promover o plantio de 6 mil mudas de árvores nativas e frutíferas em municípios mineiros. Desse total, a metade, ou seja, 3 mil mudas, foram doadas pela BP Bunge e serão direcionadas para municípios próximos as áreas de atuação das unidades da empresa localizadas no Estado: Itapagipe, Frutal e Ituiutaba.

"Essa parceria alinha-se totalmente ao propósito da BP Bunge e a nossa agenda de sustentabilidade, onde temos compromissos com a biodiversidade, que inclui o estímulo ao plantio de mudas. Além disso, integramos ativamente a agenda de descarbonização, com um ciclo produtivo que segue o modelo circular e oferecendo ao mercado produtos, originados da cana-de-açúcar e, portanto, mais limpos e menos poluentes, como o etanol e a bioeletricidade", comenta Daniel Lobo, Diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da companhia.

Para o executivo "este é um projeto que ainda demonstra como a colaboração entre o setor público e empresas privadas pode trazer resultados positivos para o meio ambiente e o futuro sustentável das comunidades".

Além de contar com um Plano de Gestão Ambiental que prevê o gerenciamento dos impactos de suas atividades sobre o meio ambiente, a BP Bunge ainda possui uma agenda de sustentabilidade estratégica, de longo prazo, integrada ao negócio e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. E um dos temas prioritários, trabalhados nessa agenda, é a gestão da biodiversidade onde até 2030 a empresa tem o compromisso de plantar 2,3 milhões de mudas nativas.

Sobre a BP Bunge Bioenergia   

A BP Bunge Bioenergia, empresa formada pela joint venture das operações de açúcar e etanol da BP e Bunge, está entre as maiores empresas do setor sucroenergético do País. A companhia também é destaque em bioenergia (etanol e bioeletricidade), atua na transição energética com fontes mais limpas e renováveis e alimenta o mundo com o açúcar brasileiro. Presente nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, suas 11 unidades agroindustriais têm capacidade de moagem de 32,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Com mais de 8,5 mil colaboradores, a BP Bunge Bioenergia está focada na sua visão de ser referência mundial em energia sustentável. Para mais informações, visite o site da empresa clicando aqui.  

Trama Comunicação