Brasil precisa de muito mais etanol
19-10-2016

“Pelo menos nos próximos cinco anos não teremos mais nenhuma gota a mais de gasolina produzida no Brasil”, lembra Luiz Carlos Corrêa Carvalho, diretor da Canaplan e presidente da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio). Este cenário torna ainda mais delicado se houver aumento do consumo de combustíveis no país, principalmente no caso de recuperação da economia.
Na verdade, segundo ele, o Brasil precisa de muito mais etanol. “Mas como não teremos mais gasolina e considerando a demanda do ciclo Otto, vamos ter mais investimentos em etanol?”
Carvalho destaca que, para se ter investimento na área, o setor depende de melhor regulação. Para ele, esse assunto exige senso de urgência por parte do atual governo.
Além disso, o etanol precisa ser reconhecido por suas externalidades. “A gasolina emite gases, o etanol não. Ou se cobra a externalidade negativa da gasolina ou remunera a externalidade positiva do etanol.” E esse reconhecimento não é subsídio, diferente do que o atual Ministro da Agricultura e Abastecimento, Blairo Maggi, afirmou algumas semanas atrás.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.