Brasil ratifica hoje o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas e que vai gerar grandes oportunidades para o setor
12-09-2016

A proposta é alcançar uma participação de 45% de energias renováveis na matriz energética em 2030

Hoje, 12 de setembro, o presidente Michel Temer assina o documento do plano brasileiro sobre mudanças climáticas, firmado na COP 21, realizada em Paris, em dezembro de 2015. O documento será enviado para a ONU.

O Brasil já ratificou a sua proposta na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Conforme o parecer aprovado no Senado, a participação do Brasil envolve o cumprimento de várias metas internas, dentre as quais:
- Reduzir em 43% das emissões de gases de efeito estufa até 2030;
- Diminuir o desmatamento ilegal a zero na Amazônia até 2030;
- Recuperar 12 milhões de hectares de florestas;
- Recuperar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas;
- Aumentar em 5 milhões de hectares da área de integração lavoura, pecuária e floresta;
- Alcançar uma participação de 45% de energias renováveis na matriz energética em 2030;
- Fomentar medidas de eficiência e melhorias no transporte público em áreas urbanas;
Essas metas fazem parte de uma lei já aprovada em 2009 que instituiu a Política Nacional sobre Mudança do Clima.
O compromisso firmado pelo Brasil é considerado audacioso, no entanto, Ana Toni, co-fundadora do GIP (Gestão de Interesse Público) e Diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade (ICS), diz que apesar da instabilidade política e econômica no Brasil, o novo governo parece empenhado em tornar-se um dos primeiros grandes países em desenvolvimento a ratificar o Acordo de Paris. “O Compromisso do Brasil com as mudanças climáticas na reunião do G20 deve abrir novas oportunidades de investimento e, portanto, pode ajudar o Brasil a enfrentar a crise econômica.”

Veja matéria mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.