Brasil tem alertas para chuvas intensas; veja onde
19-02-2025

Alertas de chuvas intensas ativos no Sul e Norte do Brasil — Foto: Inmet
Alertas de chuvas intensas ativos no Sul e Norte do Brasil — Foto: Inmet

No Sudeste, uma zona de alta pressão segue dificultando a formação de nuvens carregadas, mantendo as condições para tempo seco e recordes de calor

Por Nícolas Damazio — São Paulo

Nesta quarta-feira (19/2), os Estados do Sul do Brasil seguem sob efeito de uma estabilidade atmosférica causada por um fluxo de ar quente e úmido, favorecendo condições para chuvas que, em algumas localidades, podem ser volumosas.

As informações são da Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu dois alertas laranja, de "perigo", para chuvas intensas na região e em uma faixa que cobre parte de Mato Grosso e do Amazonas. Áreas de Tocantins também podem registrar chuva forte, assim como parte do Ceará e do Rio Grande do Norte. No Recife e em Maceió também pode chover pontualmente.

Enquanto no Norte do Rio Grande do Sul as precipitações devem ser pontuais, regiões de Santa Catarina e Paraná podem registrar tempestades. Além da grande quantidade de chuva que já vem atingindo os Estados nos últimos três dias, chama atenção o número de raios - até o momento mais de 195 mil - que vêm a reboque.

Já no Sudeste, uma zona de alta pressão segue dificultando a formação de nuvens carregadas, mantendo as condições para tempo seco e recordes de calor nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de Vitória, onde os termômetros podem passar dos 40°C.

Na capital paulista, o forte calor deve vir acompanhado de tempestades pontuais. De acordo com a ferramenta de previsão do tempo da Globo Rural com dados da FieldPro, a estimativa é de um acumulado de cerca de 39 milímetros para o dia em São Paulo.

Fonte: Globo Rural