Brigada de Emergência da Cocal realiza simulado de abandono de área
05-03-2020

As equipes da Brigada de Emergência da Cocal, das duas unidades de negócio, realizaram um simulado de abandono de área, em atendimento ao PAE (Plano de Atendimento a Emergências) e à IT-17 (Instrução Técnica do Corpo de Bombeiro), nos dias 19 e 20 de fevereiro. Na atividade, foram contabilizadas 633 pessoas em Paraguaçu Paulista/SP e 605 pessoas em Narandiba/SP, dentre colaboradores e prestadores de serviço, que foram orientados pelos brigadistas durante a evacuação de todas as áreas.

O chefe da Brigada de Emergência da unidade de Narandiba, Daniel Gercino, explica que o simulado é um treinamento para todos os colaboradores, além dos brigadistas, de forma que saibam os procedimentos e o momento certo de evacuar a área. “É muito importante para estarmos preparados em casos de sinistros reais e para evitarmos danos aos colaboradores, ao patrimônio e ao meio ambiente”, complementa.

A Cocal realizou o primeiro simulado no ano passado e, para o coordenador da Brigada de Emergência da unidade de Paraguaçu Paulista, Marcos Reis, houve uma evolução considerável em relação ao tempo de resposta de todos os participantes. 

“Vamos melhorando ano a ano o nosso Plano de Abandono de Área e a saída de todos com segurança. Além disso, a Brigada vem evoluindo mensalmente com relação aos treinamentos, como de primeiros socorros e combate de incêndio, e as pessoas podem contar com todos os brigadistas”, afirma.

Os simulados foram acompanhados pelo 1° sargento aposentado do Corpo de Bombeiros, Gedeon Lisboa, que ressaltou a importância da atividade como preparação a todos para uma evacuação de forma segura, em casos de ocorrência.

“Algumas empresas se apegam ao tempo de evacuação, mas isso depende das operações que estão ocorrendo dentro da empresa. Qualquer tempo é excelente desde que traga todos com segurança, essa é a grande importância do simulado e da evacuação das áreas”, finaliza.

Por: Assessoria Cocal – Energia Responsável