Broca peluda ataca a cana
02-06-2015

A Hyponeumatautula, também conhecida como broca peluda, tem sido encontrada com frequência nos levantamentos de abertura de trincheiras da Usina Santa Terezinha, grupo com 10 unidades sucroenergéticas nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. A equipe de desenvolvimento agrícola da Usina conta que, embora frequente, pouco se sabe sobre esse inseto associado à cultura da cana-de-açúcar. “Na década de 1990, houve relatos sobre danos causados por essa praga no município paulista de Jaú e nos mato-grossenses de Maracajú e Rio Brilhante, com redução da produtividade e morte de plantas”, afirmam.

Segundo eles, as fêmeas adultas colocam seus ovos na base dos colmos e, após a eclosão, as lagartas penetram em direção à base, fazendo galerias nos internódios basais. “Possivelmente, existe a relação de maior infestação da Hyponeuma onde a cana-de-açúcar foi queimada”.

O levantamento populacional é realizado através da abertura de duas trincheiras/ha, observando-se o número de “tocos” totais e o número de tocos atacados da touceira. Com a divisão do número de tocos atacados pelo número de tocos totais, multiplicado por 100, tem-se a porcentagem de infestação da praga. “Muito embora não haja trabalhos de pesquisa que determine o nível de controle para essa praga, utiliza-se, empiricamente, a porcentagem de 40% de infestação para o controle”, relatam Fernando César Pattaro, Flávio Rubialies e Leonídio Francisco Dourado.

Veja matéria completa na nova edição da CanaOnline, editoria Insectshow. Visualize ou baixe o pdf da edição no site, ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista no celular – www.canaonline.com.br