Caminhoneiro, você já “engoliu caroço”?
31-05-2023

A primeira mulher a dirigir um caminhão na Usina Lins, conta que já “engoliu caroço”, mas que depois saiu com classe

Camila Barbosa Cil Ferreira foi a primeira mulher a dirigir um caminhão na Usina Lins, localizada no município paulista de Lins, isso em 2019. Entrou na Usina em 2017, como faxineira.  “Quando entrei, olhava a indústria e pensava em onde poderia trabalhar, além da faxina. Surgiu a oportunidade para ser motorista e como já tinha CNH, passei por treinamento e conseguiu a vaga.”

Mas Camila continuou investindo na carreira, foi promovida a Motorista III em agosto de 2019, Motorista I em março de 2021 e Motorista Agrícola em junho de 2021. Admite que não foi fácil, mas que é muito prazeroso.

A primeira mulher a dirigir um caminhão na Usina Lins é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar, este é o link para folhear ou baixar o pdf do livro: http://www.canaonline.com.br/conteudo/livro-mulheres-da-cana.html

Conduzir caminhão, segundo Camila, é muito prazeroso, mas é um desafio, por exemplo: caminhão carregado precisa ser conduzido com cuidado. Em trechos de aclive acentuado, é bom sempre entrar com a marcha certa para fazer toda a subida, sem trocas no meio, para evitar o chamado “engolir caroço”, ou seja, dar aquela engasgada, que para o caminhão e pode fazer com que ele dê ré.

Camila admite que já “engoliu caroço”, mas que saiu com muita classe. Foi o que contou durante sua participação no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino. Confira um pouco de suas aventuras no volante do caminhão: