Cana, cana-energia, sorgo, soja e até algodão colorido. Diferentes culturas foram vedetes em evento de agroenergia
29-05-2015

As culturas agrícolas com utilização energética ganharam destaque no “IX Workshop Agroenergia: Matérias-primas”, que aconteceu no auditório da IAC APTA, em Ribeirão Preto, entre quarta e quinta-feira desta semana. Ao todo, o evento teve cerca de 200 participantes.

No primeiro dia da programação, quatro grandes temáticas ganharam destaque. A primeira delas foi uma análise sobre as perspectivas da agroenergia no país, sem deixar de lado a conjuntura atual das fontes fósseis, especialmente do petróleo.

Na sequência, o foco foi basicamente para o impacto da crise hídrica sobre as culturas agroenergéticas, especialmente no estado de São Paulo. Na palestra, ficou evidente de que o período de maior déficit hídrico foi registrado em 2014 até janeiro de 2015, mas o problema ainda não está resolvido. E suas consequências poderiam ter sido minimizadas pelo produtor? Com planejamento, sim.

A maior parte do período vespertino abordou diferentes temáticas relacionadas ao recolhimento da biomassa da cana-de-açúcar. Quanto recolher? Quais métodos utilizar? Quais são os riscos agronômicos desta prática? Qual a importância da palha para a conservação do solo? Vários assuntos transversais foram discutidos no painel, finalizado por um debate com a participação de diferentes especialistas.

A programação da quarta-feira foi encerrada com uma palestra sobre o algodão colorido IAC FC2, que pode ser utilizado como fibra e matéria-prima para a produção de biodiesel.

Já o segundo e último dia do workshop teve palestras sobre produção de sorgo sacarino e sorgo biomassa e o manejo de soja transgênica, tanto voltada para a produção de biodiesel como no uso em rotação de cultura com cana-de-açúcar.

Os participantes também fizeram visita de campo. Conheceram in loco áreas plantadas com o algodão colorido do IAC e com sorgo. Foram ainda ao experimento de plantio de MPB em plantio direto na palha e plantio com preparo reduzido.
O IX Workshop Agroenergia também contou com uma exposição de trabalhos científicos relacionados à diferentes culturas energéticas.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.