Cana: confiança de fornecedor industrial cai para 0,41 em maio
04-06-2014

O Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético (ICFFS) recuou em maio e ficou em 0,41, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Programa de Pesquisas em Agronegócios da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (AgroFEA-USP/RP). O índice, divulgado trimestralmente, bateu um novo recorde negativo, com seis pontos de queda ante o levantamento de fevereiro, de 0,47, e ainda de 15 pontos ante os 0,56 de maio do ano passado.

Com a retração, o ICFFS, apurado em pesquisa com 92 empresários ou gestores das indústrias de base da cadeia de açúcar e álcool, segue negativo, pois somente o indicador acima dos 0,50 mostra confiança do setor. A confiança das indústrias fornecedoras é ainda inferior à do empresariado industrial em geral, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), cujo índice foi de 0,48 em maio.

O índice de condições atuais ficou em apenas 0,36, baixa de sete pontos ante os 0,43 de fevereiro e de 14 pontos sobre os 0,50 de maio de 2013, o que mostra a insatisfação dos gestores ouvidos no momento de crise. Já o indicador de expectativa futura recuou cinco pontos, de 0,49 em fevereiro, para 0,44 em maio. Em relação ao mesmo período de 2013, a queda foi de 16 pontos, já que em maio do ano passado o índice de expectativa era de 0,60.

´Segundo as empresas que colaboraram com a pesquisa, a situação econômica atual no País é extremamente preocupante, devido ao fato de o governo ainda estar direcionando seus esforços para os eventos da Copa do Mundo e eleições. Algumas usinas encontram-se estagnadas pela crise no setor, gerando um aumento no índice do desemprego nessa área´, informam os pesquisadores da AgroFEA-USP/RP no levantamento.