Cana - Custos de produção sobem e ameaçam viabilidade do setor produtivo no estado de São Paulo
26-06-2018

O cenário é alarmante. Está cada vez mais caro produzir cana-de-açúcar

João Moraes, pesquisador do Pecege

O setor produtivo de cana-de-açúcar amarga um aumento no índice dos custos de produção de 20% comparando a safra 2016/17 com a de 2007/08, conclui estudo do Pecege Projetos.

A alta é relacionada a reajustes de preços de itens que compõem o cálculo do índice, como fertilizantes, defensivos agrícolas, diesel, mão de obra, entre outros. “Outro fator de impacto neste cenário foi a diminuição na produtividade do setor no período, o que acabou concentrando os custos em uma menor quantidade de cana produzida”, diz o pesquisador do Pecege, João Moraes.

Tanto a produtividade em t/ha como a produção de ATR (kg ATR/t) vêm caindo nos últimos anos. No mesmo comparativo entre as safras 2007/08 e 2016/17, houve uma queda de 4% e 10%, respectivamente. Tal comportamento se justifica, principalmente, pelo envelhecimento dos canaviais.

O cenário é alarmante. Está cada vez mais caro produzir cana-de-açúcar. Como o preço pago ao fornecedor não tem sofrido grandes alterações ao longo do tempo, com exceção de alguns anos atípicos, há uma tendência de estrangulamento nas margens. “A consequência é a dificuldade de permanência do produtor no setor, que passa a avaliar possibilidades em atividades que se apresentam mais atrativas”, completa o pesquisador.

Pecege Projetos é o núcleo do Pecege que se dedica a levantamento de dados, publicações e projetos na área de economia e gestão de negócios. Desde 2007 é responsável pelo levantamento de custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar, etanol e bioeletricidade no Brasil, apoiado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e Organização de Plantadores de Cana (Orplana). Quer saber mais informações sobre custos de produção e rentabilidade no setor sucroenergético, entre em contato:joaomoraes@pecege.com

Veja matéria completa na editoria Coluna Pecegena edição 55 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.