Cana-de-açúcar interconecta cooperação sino-brasileira de máquinas agrícolas
02-06-2025

Chinesa LiuGong investe em maquinários para o setor sucroenergético brasileiro

No Estado de São Paulo, Brasil, no campo de testes da LiuGong Machinery Corporation, líder na indústria de fabricação de equipamentos de construção na China, engenheiros estão fazendo a montagem e o alinhamento em uma colhedora de cana-de-açúcar, modelo S935TA. A máquina será transferida mais tarde para os canaviais de Serrana, em São Paulo, para uma nova rodada de testes de campo.

O equipamento chamou a atenção de espectadores profissionais na Feira de Tecnologia Agrícola Agrishow 2024, que também representou a estreia desta colhedora de Cana-de-açúcar da LiuGong no Brasil, diz nota da "Xinhua".

A colhedora S935TA é usada principalmente para operações eficientes de colheita conjunta de cana em grandes fazendas, com menor consumo de combustível e maior eficiência, adaptando-se a várias condições de trabalho complexas.

Além disso, a máquina é equipada com o iLink, uma ferramenta de gerenciamento, que transmite informações detalhadas sobre as operações do equipamento, permitindo monitoramento e gerenciamento remoto em tempo real para melhorar a produtividade das operações.

Na safra 2024/2025, o modelo S935TA tem sido aplicado em uma variedade de canaviais em São Paulo, sendo que a LiuGong autorizou mais de 24 distribuidoras na América Latina a estabelecer bases para o lançamento oficial do produto.

"Damos muito ênfase ao mercado brasileiro. Aperfeiçoamos as funções da máquina e reforçamos a confiabilidade dela em conformidade com as condições de trabalho dos canaviais brasileiros," disse Liang Ningning, gerente de marketing do Centro de Negócios Internacionais da LiuGong.

Como o principal produtor mundial de cana-de-açúcar e um importante exportador de açúcar, o Brasil produziu um total de 40,17 milhões de toneladas de açucar na safra 2024/2025, segundo os dados da UNICA.

A Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China, onde a sede da LiuGong está localizada, é a maior base de cultivo de culturas açucareiras e a principal região produtora de açúcar do país. Por vários anos consecutivos, a área de cultivo e a produção de açúcar representaram cerca de 60% do total nacional, sendo conhecida como o "pote de açúcar" do país.

"Os níveis de tecnologia das máquinas agrícolas chinesas vêm elevando muito rapidamente nos últimos anos e algumas marcas já têm força para competir com marcas de classe mundial. Em consideração da escala das plantações de cana-de-açúcar, acho que a China e o Brasil tem um grande potencial de cooperação nesta área," afirmou He Deqiang, reitor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Guangxi.

Em 12 de maio, Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil visitou a Universidade da Agricultura da China em Beijing e participou de um seminário sobre o aprofundamento da cooperação sino-brasileira em educação agrícola e em ciência e tecnologia

Segundo ele, a China é dos maiores compradores de produtos agrícolas do Brasil e o desenvolvimento tecnológico da China é uma riqueza muito valiosa para o Brasil. Ainda, o intercâmbio na tecnologia agrícola entre os dois países pode oferecer um exemplo para os países africanos e latinoamericanos na defesa da soberania de alimentos e da segurança alimentar.

Fonte: Uagro