“Cana-de-açúcar será primordial para o Brasil na COP-26”
27-10-2021

Cana-de-açúcar e seus subprodutos têm o potencial para descarbonizar matriz energética elétrica e de transportes. Foto: Arquivo CanaOnline
Cana-de-açúcar e seus subprodutos têm o potencial para descarbonizar matriz energética elétrica e de transportes. Foto: Arquivo CanaOnline

No dia 27 de outubro, às 16h, Samanta Pineda, Advogada Especialista em Direito Ambiental, participará da live “A cana-de-açúcar e o meio ambiente - Projetos ambientais, manejo biológico, produtos verdes, mercado de carbono e a COP-26”

Leonardo Ruiz

O relatório divulgado em agosto deste ano pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que a temperatura global da superfície terrestre continuará aumentando até, pelo menos, meados deste século em todos os cenários projetados. Dessa forma, aquele aquecimento de 1,5°C a 2°C, que era estimado para um futuro um pouco mais distante, na verdade irá acontecer nas próximas décadas, caso não ocorra uma rápida e profunda redução nas emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirma que o relatório é um “código vermelho para a humanidade”, com uma evidência irrefutável: as emissões de gases a partir da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento estão sufocando o planeta e colocando bilhões de pessoas em risco.

Diante dessas previsões, a COP-26 (26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima) será o momento ideal para que líderes mundiais se unam em torno do tema e discutam ações imediatas para descarbonização das matrizes energéticas elétricas e de transporte, já que sem isso não será possível limitar o aquecimento da temperatura global. Neste ano, o encontro ocorrerá em Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro.

Na visão da Advogada Especialista em Direito Ambiental, Samanta Pineda, a cana-de-açúcar será primordial para o Brasil na COP-26 em função de sua ampla contribuição na redução da emissão de gases de efeito estufa. “Primeiramente, um dos principais produtos da cana, o etanol, é um combustível verde e renovável. Já os subprodutos decorrentes do processo de produção, como o bagaço e a palha, são excelentes alternativas para geração de energia elétrica limpa. Sem falar da vinhaça, utilizada para fertirrigação dos canaviais, manejo sustentável do solo e geração de biogás. Destaco ainda a cana-de-açúcar como uma planta cuja potencial fotossintético ultrapassa o da grande maioria das plantas na flora brasileira, uma vez que sua biomassa absorve CO2 através da fotossíntese e o armazena em sua composição na forma de carbono.”

Samanta Pineda: “É vital que a comitiva brasileira na COP-26 coloque a cana-de-açúcar como uma vitrine, pontuando todos seus benefícios e mostrando ao mundo que é possível fazer um desenvolvimento sustentável”

Foto: Arquivo pessoal

Para a advogada, é vital que a comitiva brasileira na COP-26 – a ser liderada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite - coloque a cana-de-açúcar como uma vitrine, pontuando todos esses benefícios e mostrando ao mundo que é possível fazer um desenvolvimento sustentável.

No dia 27 de outubro, às 16h, Samanta Pineda participará da live “A cana-de-açúcar e o meio ambiente - Projetos ambientais, manejo biológico, produtos verdes, mercado de carbono e a COP-26. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:

* Allan Henrique Pedrosa da Silva - Coordenador Corporativo de Sustentabilidade da Usina Coruripe;

* Olívia Merlin - Gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Usina Lins;

* Juliana Farinelli – Sócia da AgroVerde Consultoria em Sustentabilidade Estratégica;

* Miguel Ivan Lacerda - Diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e “pai do RenovaBio”;

* Marcelo Morandi - Chefe Geral da Embrapa Meio Ambiente;

* Samanta Pineda - Advogada Especialista em Direito Ambiental;

 

Serviço

Live “A cana-de-açúcar e o meio ambiente - Projetos ambientais, manejo biológico, produtos verdes, mercado de carbono e a COP-26”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quarta-feira (27/10), das 16h às 17h45

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline:

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2507399126070240/

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=KiPEEv4uzEE

LinkedIn: https://www.linkedin.com/video/event/urn:li:ugcPost:6856687682110808064/