Cana-energia ultrapassa 180 toneladas por hectare
04-08-2016

As variedades de cana-energia disponíveis atualmente no mercado possuem diversas vantagens competitivas em relação à cana tradicional. A produtividade da Cana Vertix®, da Granbio, por exemplo, ultrapassa 180 toneladas por hectare, praticamente o dobro do rendimento. Além disso, seu teor de fibras chega a 33%, valor duas vezes maior que o da cana convencional, quando colhida de forma integral.

Com tanta biomassa disponível, é importante que as usinas realizem a secagem desse material, que irá reduzir a umidade da biomassa para 10% a 15% e aumentar seu valor calorífico de 2kWh/kg para, aproximadamente, 4.5kWh/kg, o que facilitará a queima em caldeira. Além disso, esse processo reduz os custos de transporte e estocagem e viabiliza seu armazenamento por períodos prolongados.

O diretor de tecnologia agrícola da GranBio, José Bressiani, afirma que a forma mais econômica de secagem dessa matéria-prima vegetal como um todo é aquela de exposição ao ambiente. “No caso da cana-energia, ao utilizar essa técnica é possível reduzir a umidade do material a níveis semelhantes aos encontrados no cavaco de madeira, ou seja, aproximadamente 30%.”

A cana-energia será tema de palestras abordadas na 2ª edição do Seminário sobre Biomassa da Cana-de-Açúcar & Cia, que acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, no dia 10 de agosto. No evento, José Bressiani falará sobre “Produção econômica de cana-energia e comparativa com recolhimento de palha”; e Celso Fiori, da Granbio, enfocará “Novos projetos com biomassa de cana-energia”.

As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo site: www.ideaonline.com.br, onde também é possível obter mais informações sobre o evento.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.