Cana Show-IAC: coordenador do programa Drones SP, pesquisador Hamilton Ramos abordou uso correto dos equipamentos na agricultura
23-06-2025

Evento ocorreu na paulista Ribeirão Preto e reuniu 900 visitantes com 14 estações de conhecimento e 32 empresas expositoras
O uso correto e seguro dos drones nas pulverizações com defensivos agrícolas foi tema central de apresentações do pesquisador científico Hamilton Ramos, na última semana. Ele foi um dos palestrantes convidados para o evento Cana Show IAC 2025, realizado no Centro de Cana do Instituto Agronômico, na cidade de Ribeirão Preto (SP) e falou ao público nos estandes das empresas Campo Digital, vinculada à cooperativa Coopercitrus e BemAgro, ambas expositoras de destaque do encontro.
Segundo Ramos, o programa Drones SP encontra-se no estágio de seleção de empresas para fazer parte da iniciativa, cujo objetivo é o de aprimorar tecnologias de aplicação de defensivos agrícolas químicos e biológicos por meio de drones nas pequenas, médias e grandes propriedades. Trata-se de um projeto concebido, em conjunto, pela Fundação Coopercitrus Credicitrus e o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP.
Conforme o pesquisador, a soma de esforços com a Fundação Coopercitrus Credicitrus deu origem a um amplo escopo de estudos envolvendo drones agrícolas, concentrado na iniciativa 'Fórum de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia de Aplicação com Drones'. A coordenação técnica e os ensaios de laboratório do programa, diz Ramos, são de responsabilidade do CEA-IAC, enquanto a Coopercitrus Credicitrus responde por ensaios de campo em plantios e culturas numa estação experimental de Bebedouro (SP).
"Sob a perspectiva do Fórum, estão sendo gerados resultados relevantes a campo, para embasar análises em profundidade sobre essa nova tecnologia. As empresas cotistas do Drones SP podem utilizar dados extraídos das experiências do Fórum, com objetivo de desenvolver protocolos específicos para seus produtos e suas iniciativas na área", exemplifica Ramos.
Ramos acrescenta ainda que o 'Drones SP' abrange conceitos tais como volume de calda, taxa de cobertura, tamanho de gotas, condições climáticas, deriva de produtos, compatibilidade de insumos e outros aspectos da tecnologia. "Drones trouxeram mais uma inovação ao campo, mas com muitos pontos ainda a esclarecer, sobretudo no tocante à eficácia e viabilidade econômica nas propriedades de diferentes tamanhos", conclui o pesquisador.
Segundo os organizadores do Cana Show IAC 2025, o evento reuniu mais de 900 visitantes, além de 14 estações de conhecimento e inovação e 32 empresas expositoras.
Sobre o CEA-IAC
O Centro de Engenharia e Automação do IAC é parte da história da modernização da agricultura brasileira. Em uma área de 110 mil m², ao pé da Serra do Japi, desenvolve pesquisas e presta serviços nas áreas de mecanização, agricultura regenerativa, meio ambiente e segurança no manuseio de agroquímicos. Conduz, hoje, mais de 30 projetos de ponta nas culturas de uva, cana-de-açúcar, agricultura por imagem e tecnologia de aplicação de agroquímicos.
Sobre a Coopercitrus Credicitrus
Criada em 2019, a Fundação Coopercitrus Credicitrus é a materialização das iniciativas ambientais e sociais da Coopercitrus e da Credicitrus. Localizada em Bebedouro/SP, a entidade, sem fins lucrativos, visa o desenvolvimento dos cooperados e da comunidade no entorno, com parceiras que viabilizam grandes projetos em pesquisa, educação e meio ambiente. Coopercitrus mantém mais de 60 filiais nos estados de SP, MG e GO. Sua carteira de associados reúne mais de 35 mil agropecuaristas.
Programa Drones SP
Assessoria de Imprensa
BIA – Bureau de Ideias Associadas, Imprensa e Com. Est.
Fernanda Campos
Marcelo Quaglio