Canaoeste apresenta estratégias coletivas de sustentabilidade
14-08-2024

Associação lidera discussões na Arena da Sustentabilidade na 30ª Fenasucro & Agrocana

As principais estratégias para apoiar o desenvolvimento sustentável da cadeia sucroenergética serão o foco dos debates que a Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) promoverá na Arena da Sustentabilidade durante a 30ª edição da Fenasucro & Agrocana, no primeiro da feira, dia 13 de agosto.

O evento começará às 9h, com a palestra "Estratégia Coletiva na Sustentabilidade do Campo", com a apresentação da Canaoeste como a anfitriã e em seguida com Xico Graziano, ex-deputado federal, engenheiro agrônomo, doutor em administração e atual professor de MBA da FGV com o tema “Desafios e Riscos do Agronegócio Brasileiro”.

As estratégias coletivas surgem como soluções viáveis e eficazes para os produtores, que, ao unirem forças, podem não apenas minimizar o impacto ambiental, mas também aumentar a produtividade e a eficácia de suas operações.

"Existem grandes desafios globais à frente do agro brasileiro, seja no setor canavieiro ou em outros setores. As mudanças climáticas, a economia de baixo carbono, a agricultura regenerativa e a rapidez do avanço tecnológico afetam a competitividade do mercado, impondo uma gestão eficiente e estratégica com a qual ainda não estamos acostumados. Não podemos descansar; precisamos enfrentar riscos e lutar pelo nosso espaço na bioenergia e na alimentação", disse Xico Graziano.

De acordo com Almir Torcato, gestor executivo da Canaoeste. durante os quatro dias de duração da feira, temas como o papel das organizações civis como agentes de mudança, créditos de carbono como uma moeda verde para um futuro sustentável e linhas de crédito para financiamento do setor sucroenergético serão amplamente debatidos na Arena da Sustentabilidade.

“A participação da Canaoeste na Fenasucro & Agrocana destaca a importância das estratégias coletivas para o futuro sustentável do setor sucroenergético, promovendo debates que buscam soluções inovadoras e eficazes para os desafios ambientais e econômicos atuais”, ressalta Torcato.

Etanol Mais Verde

Ainda na terça-feira (13), das 11h às 11h30, a agenda é do Protocolo Etanol mais Verde, onde serão apresentados os dados mais recentes das signatárias do protocolo referente às unidades industriais e dos produtores rurais, da safra 2023/24.

Aline Bernardes Candido, diretora do Centro de Agroecologia e Serviços Ambientais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo fará a apresentação, seguida da assinatura da Resolução Conjunta SAA/SEMIL que institui Grupo de Trabalho para propor novas diretivas Técnicas ao Protocolo Agroambiental Etanol Mais Verde, pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Guilherme Piai Filizzola.

Serviço

Data: 13 a 16 de agosto

Horário: 9h

Local: Arena da Sustentabilidade, Fenasucro & Agrocana, Sertãozinho – SP

Etanol Mais Verde

Dia: 13 de agosto

Horário: 11h às 11h30

Local: Arena da Sustentabilidade, Fenasucro & Agrocana, Sertãozinho – SP